Amanhã o potencial de chuvas aumenta muito no Sudeste e no Centro-Oeste do Brasil. Confira os detalhes

Uma baixa pressão e a formação de um ciclone ao longo dos próximos dias vão contribuir para chuvas intensas e volumosas sobre as regiões Sudeste e Centro-Oeste.

A partir desta quarta-feira (09), o potencial de chuvas aumenta na região Sudeste do país devido à formação de uma área de baixa pressão na América do Sul. Um cavado se estende a partir dessa região de baixa pressão pela região Sul e, amanhã, o sistema vai se movimentar em direção à região Sudeste.

Finalmente estamos presenciando o início do período chuvoso no Brasil, com a formação de um sistema que será capaz de espalhar mais significativas por toda a porção central do país, que sofreu nos últimos meses com uma estiagem intensa e fortes ondas de calor.

Na quinta-feira (10), com a formação de um ciclone extratropical, o risco de chuvas intensas e tempo severo se tornará ainda maior e deve persistir até o fim da semana. A presença desses sistemas traz risco alto de tempestades, alagamentos, inundações, rajadas fortes de vento e queda de granizo.

Chuva intensa atinge a região Sudeste na quarta-feira

A quarta-feira (09) começa com nebulosidade se formando em São Paulo. Ao longo do dia, as nuvens vão avançar também para os demais estados do Sudeste, e chuvas começam a se formar em todos os Estados. Durante a tarde, há condições para formação de chuvas fracas em todo o extremo leste e litoral da região Sudeste, e pancadas de chuva de intensidade moderada no interior de todos os Estados.

Previsão de acumulados totais de chuva até o domingo.
Previsão de acumulados totais de chuva até o domingo mostra que, ao todo, este episódio pode ocasionar acumulados superiores a 100 mm em pontos isolados da região Sudeste.

As regiões menos afetadas serão a porção central de São Paulo e o norte de Minas Gerais, onde a probabilidade de chuvas mais significativas é menor. Ainda assim, chuvas fracas e chuvisco podem se formar nestas regiões, especialmente em São Paulo.

Na quinta-feira (10), as chuvas se espalham de maneira mais homogênea pelo território, atingindo também toda a porção central de São Paulo com chuvas mais significativas. Há risco de tempestades inclusive nas capitais São Paulo e Belo Horizonte. A única região que permanece pouco afetada é o norte de Minas Gerais.

Previsão de densidade de raios na quinta-feira durante a tarde.
Previsão de densidade de raios na quinta-feira durante a tarde mostra possibilidade de tempestades com raios se formarem em praticamente todo o interior da região Sudeste.

Além da chuva, tempestades podem causar rajadas de vento intensas, descargas elétricas (raios) e granizo. Há risco de cortes na energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos, especialmente nas regiões urbanas.

A situação continua similar na sexta-feira (11), com chuvas se formando em toda a região Sudeste. No sábado (12), o sistema começa a se mover em direção norte, fazendo a nebulosidade e a chuva se dissiparem em São Paulo, deixando o tempo novamente firme e aberto no estado paulista durante o domingo (13).

Previsão de água precipitável no domingo de manhã.
Previsão de água precipitável no domingo de manhã mostra que as condições se tornam pouco favoráveis à formação de chuva no estado de São Paulo, onde o tempo volta a ficar firme.

Nos demais estados, no entanto, as chuvas devem continuar bastante expressivas ao longo de todo o fim de semana. Tempestades continuam se formando em Minas Gerais, atingindo inclusive a porção norte do estado, e chuvas mais fracas e estratiformes continuam se formando no Rio de Janeiro e no Espírito Santo.

EM RESUMO, na quarta-feira (09), a nebulosidade e chuvas se espalham pelo Sudeste, com pancadas moderadas no interior dos estados e chuvas estratiformes no litoral e extremo leste. Na quinta-feira (10), as chuvas se tornam mais intensas e homogêneas, com risco de tempestades em todo o interior dos Estados e possível ocorrência de ventos fortes, raios e granizo. A situação persiste na sexta-feira (11), mas no sábado (12) o sistema se desloca para o norte, dissipando as chuvas em São Paulo, embora as tempestades continuem nos outros estados.

Para conferir atualizações da previsão e verificar exatamente como vai ficar o tempo no seu município durante esta semana, não deixe de conferir a previsão detalhada para sua localização disponível aqui no site da Meteored | Tempo.com.