Antes do ar polar, Sudeste, Centro-Oeste e o Paraná vão enfrentar calor de mais de 30°C
Um ciclone extratropical está em formação na Região Sul e uma intensa massa de ar polar afetar boa parte do Brasil nesta semana. Mas antes, o calor vai aumentar no Paraná e nas regiões Sudeste e Centro-Oeste.
As condições no Sul do Brasil estão bastante instáveis nesta semana com as chuvas intensas e tempestades ocorrendo pelo processo de formação de um ciclone extratropical. Após o sistema, uma intensa massa de ar polar traz bastante frio e calmaria, com o ar frio se espalhando pelo por boa parte do Brasil.
No entanto, entre o ciclone extratropical e a massa de ar polar, uma outra condição chama a atenção nos próximos dias: o tempo firme e as temperaturas elevadas no Centro-Oeste, Sudeste e no estado do Paraná.
Temperaturas superam os 30°C antes da forte massa de ar polar
Com os sistemas de chuvas atuando na Região Sul, os ventos de norte atuam com maior facilidade e transportam o ar mais quente do centro-norte do Brasil para o centro-sul do país. Assim, com temperaturas de até 36°C no Centro-Oeste, o calor se espalha pelo Sudeste até o Paraná.
Nesta terça-feira (11), uma região de cavado, que evolui para o ciclone extratropical no dia seguinte, atua entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul e favorece a atuação dos ventos de norte, que ainda transportam pouco calor. No entanto, o tempo firme em boa parte do Paraná e em todo o Centro-Oeste e Sudeste permite o aquecimento ao longo do dia.
As temperaturas máximas variam dos 29 aos 35°C no Centro-Oeste, com 29°C em Brasília, 30°C em Campo Grande e 35°C em Cuiabá. No Sudeste, as temperaturas atingem valores máximos de 26 a 33°C, com 26°C em São Paulo, 28°C no Rio de Janeiro, 27°C em Belo Horizonte e 29°C em Vitória. Os 33°C estão previstos para o oeste e noroeste paulista. No norte e noroeste do Paraná, as máximas chegam aos 28 e 30°C.
Na quarta-feira (12), o cavado evolui para uma baixa pressão sobre a Região Sul, que provoca o aumento da intensidade dos ventos de norte. Assim, as temperaturas aumentam mais ao longo do dia, com máximas podendo chegar aos 36°C em Cuiabá. Nas demais capitais do Centro-Oeste, as máximas atingem os mesmo valores que no dia anterior. No Sudeste, as temperaturas aumentam no centro-leste de São Paulo, com 30°C em Bauru e 27°C na região metropolitana da capital. No Rio de Janeiro, máxima de 29°C, de 28°C em Belo Horizonte e de 30°C em Vitória. No Paraná, todo o norte registra 30°C.
Ar polar passa a atuar na quinta-feira, 13 de julho
Na quinta-feira (13), a massa de ar polar consegue transportar o ar frio já pela manhã no pelo Mato Grosso do Sul, até o meio do Mato Grosso e estado de São Paulo. No entanto, a sensação de frio fica apenas para o Mato Grosso do Sul, com sensação amena no estado de São Paulo e no Mato Grosso.
No período da tarde o ar frio avança mais e as máximas não passam dos 20°C em boa parte do Mato Grosso do Sul e ficam entre 24 e 26°C no estado de São Paulo. Nas demais áreas do Centro-Oeste e do Sudeste, as temperaturas continuam em torno dos 30°C, com acréscimo maior no Rio de Janeiro, onde as máximas chegam aos 33°C.
A massa de ar polar avança mais ao longo do dia e começa a se espalhar até a porção central de Minas Gerais, do Mato Grosso do Sul e sul de Goiás durante o período da noite e a madrugada da sexta-feira (14), contribuindo para um fim de semana de inverno em praticamente todo o centro-sul do Brasil.