Após ciclone extratropical, mais uma frente fria chega ao Sul do Brasil nesta semana

Ainda se recuperando dos estragos provocados pelo ciclone, o Sul do Brasil deve receber mais duas frentes frias até o final do mês, uma já nesta semana. Veja as áreas que serão mais atingidas.

chuva
Após estragos deixados pelo ciclone extratropical, mais duas frentes frias são esperadas nesta segunda quinzena de junho no Sul do Brasil.

O ciclone extratropical provocou muita chuva, vendaval e transtornos no Sul do Brasil na última semana, muitas cidades ainda se recuperam dos estragos provocados pelos alagamentos e deslizamentos de terra. A chuva torrencial atingiu principalmente o nordeste do Rio Grande do Sul e o leste de Santa Catarina, mas de modo geral, o mês de junho vem sendo muito mais úmido que os últimos meses em praticamente toda a região.

O Rio Grande do Sul, por exemplo, enfrentou meses e mais meses de chuvas irregulares sob a influência do fenômeno La Nina nesses últimos três anos. Em maio de 2023, o cenário começou a mudar e a chuva voltou a ficar acima da média. Neste mês de junho que ainda nem acabou, a chuva já ultrapassou a climatologia no nordeste gaúcho, no leste catarinense e em praticamente todo o estado do Paraná.

Em poucos dias, o alto volume de chuva acabou gerando transtornos em muitas cidades e também no campo atrapalhando o andamento das atividades de campo, mas por outro lado, também é importante salientar a importância das precipitações para a manutenção da água no solo e o aumento também do nível dos reservatórios.

Até o final de junho são esperadas duas frentes frias

Durante esta segunda quinzena do mês de junho, tem mais previsão de chuva no Sul do Brasil, aliás, chuva que pode ser expressiva, que pode ser forte inclusive, tudo devido a expectativa da passagem de mais duas frentes frias até o finalzinho do mês.

youtube video id=a6oNr6-U9qk

O primeiro sistema já deve avançar no decorrer dos próximos dias, mudando o tempo seco e gelado deste início de semana para nuvens carregadas e chuva em toda a região Sul. A semana já começa com a aproximação do novo sistema pelo Uruguai, mas só deve avançar de fato a partir de meados da semana em que são esperadas pancadas de chuva organizadas e generalizadas pelo Rio Grande do Sul, não se descartando a possibilidade de novos temporais e novos transtornos.

Até o final da semana, esta frente fria vai seguir avançando e levando chuva para Santa Catarina e Paraná, com volumes que podem ultrapassar a casa dos 50 milímetros até a sexta-feira (23). A tendência, inclusive, mostra que esta frente fria também vai mudar o tempo novamente em áreas do Sudeste e do Centro-Oeste. Até o final do mês, outro sistema deve avançar pelo centro-sul. Somando os dois sistemas, o volume de chuva pode beirar a casa dos 100 milímetros na fronteira entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai.