Após intensa onda de calor, frente fria traz um breve alívio para o Sudeste. Confira quais regiões serão afetadas
Uma frente fria avança por São Paulo na quinta-feira, trazendo chuvas e nebulosidade que se estendem para o Rio de Janeiro, sul do Espírito Santo e extremo sul de Minas Gerais na sexta-feira.
Nos últimos dias, a região Sudeste tem enfrentado um período seco e com temperaturas muito altas, próximas dos 40 graus. Nesta última quarta-feira, por exemplo, Presidente Prudente (SP) registrou 38,5ºC, Bauru (SP) registrou 37,3ºC e Januária (MG) registrou 37,6ºC.
No entanto, a situação climática em alguns municípios da região pode mudar já nesta quinta-feira (05), com o avanço de uma frente fria por São Paulo. O sistema trará chuvas leves, nuvens e vem acompanhado de uma massa de ar frio.
Frente fria traz muitas nuvens e chuva moderada para a região Sudeste
Ao longo desta quinta-feira (05), a frente fria avança sobre o estado de São Paulo, trazendo consigo um aumento considerável na nebulosidade e também ocorrência de chuvas fracas.
Até o final do dia, à medida que a frente fria continua seu avanço em direção norte, a nebulosidade começará a se formar sobre o estado do Rio de Janeiro, sinalizando a aproximação das chuvas para essa região.
Na sexta-feira (06), a frente fria continua sua trajetória para o norte, mas seus resquícios de circulação dos ventos e da umidade mantém as chuvas ao longo do litoral paulista e municípios próximos. Além disso, o sistema ocasionará a formação de chuvas leves no Rio de Janeiro, no sul do Espírito Santo, e no extremo sul de Minas Gerais.
Já no Sábado (07), o sistema frontal começa a se afastar para o oceano Atlântico, o que significa que as condições atmosféricas associadas, como a nebulosidade e as chuvas, começam a se dissipar. O tempo seco e firme volta a predominar em todos os Estados do Sudeste.
Embora o litoral de São Paulo registre os maiores volumes de chuva acumulados durante esse evento, esses volumes não devem ultrapassar os 30 mm, o que significa que as chuvas no sudeste serão de intensidade fraca a moderada.
Após passagem da frente fria, temperaturas podem cair
Após a passagem da frente fria, uma massa de ar frio associada a um sistema de alta pressão avança pela região sudeste, provocando uma leve queda nas temperaturas em contraste com as altas temperaturas que estão sendo registradas nos últimos dias.
Na quinta-feira (05), essa massa de ar frio começa a influenciar as condições meteorológicas em São Paulo e no Triângulo Mineiro, fazendo os termômetros registrarem temperaturas ligeiramente mais baixas e frescas e trazendo um breve alívio para o calor da região. Em São Paulo capital, por exemplo, as temperaturas máximas caem para 22ºC.
Na sexta-feira (06), o efeito da massa de ar frio se estende para o Rio de Janeiro e o sul de Minas Gerais, que também registrarão uma queda leve nas temperaturas. Vale notar que essa queda não será brusca, o que significa que vai amenizar o calor, mas não deve trazer frio extremo.
No Sábado (07), com o afastamento do sistema frontal e o retorno do tempo seco, aberto e ensolarado, a tendência é de que as temperaturas no Sudeste já voltem a subir novamente, Em São Paulo capital, por exemplo, as máximas retornam para valores próximos de 31ºC.
Para conferir atualizações da previsão e verificar os valores exatos de temperatura, chuva acumulada e rajadas de vento que estão sendo previstos para o seu município, não deixe de conferir a previsão do tempo detalhada disponível aqui no site da Meteored | Tempo.com.