Ar polar: o evento de frio mais intenso até agora e quais os risco de geada

A primeira massa de ar polar do ano avança nessa semana e influenciará o Feriado de Tiradentes. O cenário mais recente mantém o avanço do ar frio até o Brasil Central, mas e quanto a intensidade? Há potencial para a ocorrência de geada?

geada ar polar
Uma massa de ar polar está a caminho e irá trazer forte queda das temperaturas em boa parte do centro-sul.

Aqui na Meteored Brasil já havíamos anunciado sobre a chegada da primeira massa de ar polar do ano, trazendo e as primeiras impressões do nosso modelo de confiança, o modelo ECMWF, e qual o fator climático que está proporcionando esse padrão climático de mais frente frias, baixas pressões e massa de ar frio.

As atualizações mais recentes trazem o pico de frio antecipado em relação à tendência anterior, passando a ocorrer na quinta-feira (20) e na sexta-feira (21), e perdendo intensidade no fim de semana e com aumento das temperaturas nos dias seguintes. A seguir vamos aos detalhes do avanço e intensidade da massa de ar polar.

Detalhes sobre o intenso evento de frio

O ar frio e seco já atua em parte da Região Sul, mas ainda não proporcionou uma forte queda das temperaturas no Rio Grande do Sul, no sul e no meio-oeste de Santa Catarina. Na noite da terça-feira (19), com o avanço da frente fria, a massa de ar polar consegue influenciar mais e os ventos de sul se tornam mais intensos, favorecendo a queda acentuada das temperaturas no decorrer do período.

As mínimas nesse dia acontecem no fim da noite, com temperaturas em torno dos 10°C na região de fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai e na região da Serra Gaúcha e Catarinense. Nas demais áreas gaúchas, em boa parte de Santa Catarina, com exceção do norte e leste, até o sul do Paraná, as mínimas variam de 12 a 15°C. No restante da Região Sul até o sul do Mato Grosso do Sul, temperaturas de até 20°C.

Na quarta-feira (20), a massa de ar polar ainda não posiciona o seu centro sobre o território brasileiro, mas os ventos gelados ganham intensidade e mantém a tendência de queda das temperaturas em toda a Região Sul, estado de São Paulo, o Mato Grosso do Sul e, mais para a partir do fim do dia, o Rio de Janeiro, o sul de Minas Gerais e o sul do Mato Grosso.

Na Região Sul as mínimas ocorrem entre o fim da madrugada e o início da manhã, com temperaturas de 4°C a 7°C nas regiões de Serra e do Planalto, com o restante registrando 8°C a 15°C. Quanto às máximas do dia, não passam dos 25°C nessas áreas, com temperaturas de até 17°C no Rio Grande do Sul.

Há potencial para a formação de geada nas regiões de Serra e de Planalto da Região Sul na quinta-feira e na sexta-feira, com temperaturas mínimas que podem atingir valores negativos.

A quinta-feira (20) é mais um dia de queda das temperaturas com mínimas agora mais próximas dos 0°C nas regiões de Serra e do Planalto, onde a variação é de 3 a 5°C. Nos pontos mais elevados da Serra Gaúcha e Catarinense há possibilidade de temperaturas em torno dos 0°C. Assim, há potencial para a formação de geada nas regiões de Serra e de Planalto. Já no restante da Região Sul, as mínimas variam de 6 a 12°C.

No Centro-Oeste e no Sudeste, as mínimas variam de 14 a 17°C no Mato Grosso do Sul, dos 10 aos 15°C em São Paulo, sendo mais baixas na região da Serra da Mantiqueira. No centro-sul de Minas Gerais, 10 a 20°C com menores valores previstos para a porção sul.

Na sexta-feira (21), no Feriado de Tiradentes, a massa de ar polar finalmente posiciona o seu centro sobre o estado do Rio Grande do Sul, o que traz a possibilidade de ser o dia mais frio desse evento. As mínimas na Região Sul ficam muito próximas das registradas no dia anterior, mas podendo ficar de 1 a 2°C mais baixas. Assim, as áreas mais elevadas das regiões de serra podem registrar temperaturas negativas. O potencial de geada aumenta na Serra e Planalto.

No Centro-Oeste e no Sudeste, a mesma percepção de redução das temperaturas, sendo menos expressiva no Mato Grosso do Sul e no Mato Grosso, e mais evidente em Goiás, São Paulo, centro-sul e oeste de Minas Gerais, no Rio de Janeiro e no Espírito Santo. As mínimas podem ficar abaixo dos 10°C nas regiões paulistas próximas à divisa com o sul de Minas Gerais. Na porção central e leste de São Paulo, região Serrana do Rio de Janeiro, no Triângulo Mineiro e no sul goiano, as mínimas variam de 10 a 13°C.

No decorrer do fim de semana, a massa de ar polar se desloca cada vez mais para o oceano e o frio vai perdendo intensidade, mas a sensação de calor no centro-sul do Brasil atinge somente algumas áreas da porção central do país.