Ar polar volta a derrubar as temperaturas no Sul e chega ao Nordeste
Além das chuvas torrenciais e do risco de tempestades, a mudança de padrão que ocorrerá esta semana será marcada também pelo avanço de uma massa de ar polar e da forte queda das temperaturas.
Nos próximos dias, o processo de formação de uma frente fria contribui além de contribuir para a ocorrência do maior evento de chuva em meses na Região Sul, representa também o início de uma mudança de padrão, que também será marcada pela incursão de uma nova massa de ar polar.
Quarta-feira de verão e inverno no Rio Grande do Sul
Com a formação de uma baixa pressão e de uma frente fria sobre o Rio Grande do Sul, um contraste térmico muito expressivo será observado no estado.
Enquanto que o norte e nordeste gaúcho passam por boa parte do dia com sensação de abafamento e máximas próximas do 30°C, as regiões Oeste, Campanha e Sul, já recebem sofrem influência dos ventos de sul que transportam um ar mais frio para essas áreas, onde a nebulosidade também contribui para a baixa amplitude térmica, com temperaturas variando de 11°C a 14°C, sendo as mínimas registradas no período da noite.
A partir de quinta-feira o frio se espalha por parte do Centro-Sul
A partir da quinta-feira (26), a massa de ar polar consegue iniciar o seu avanço de fato pela Região Sul, com o ar frio chegando ao Mato Grosso do Sul e ao estado de São Paulo na sexta-feira (27), sendo o dia mais frio na Região Sul, com mínimas de até 4°C na porção sul do Rio Grande do Sul na região de Pelotas e Camaquã. Em Porto Alegre, mínima de 9°C, em Florianópolis de 16°C e em Curitiba de 12°C.
No leste de São Paulo e no Rio de Janeiro as temperaturas diminuem ao longo do fim de semana, uma vez que a massa de ar polar passa a atuar mais no oceano e os ventos de sul e de sudeste conseguem transportar o ar mais frio de forma mais efetiva para essas áreas, além de contribuir para o transporte de umidade. Mínimas de 16°C na região metropolitana de São Paulo e de 19°C para a capital fluminense.
O ar frio chega ao Nordeste
No decorrer da próxima semana, a massa de ar polar avança mais pelo oceano e, por se tratar de um anticiclone, favorece a o aumento dos ventos em todo o leste nordestino, onde o tempo fica nublado, chuvoso e frio já a partir da segunda-feira (30), sendo a terça-feira (31) o dia com as menores temperaturas e maiores volumes, principalmente para o leste da Bahia.