Até quando as chuvas continuam no Sudeste? Há risco de nova onda de calor?
Previsões indicam que as próximas semanas serão de temperaturas moderadas e chuva regular em todo o Sudeste, mas há chance de novas ondas de calor em Dezembro.
Após longas semanas de uma onda de calor, impulsionada pela baixa umidade relativa e ausência de chuvas, o tempo mudou completamente - E agora, há cidades que estão registrando temperaturas dignas de cobertas, como é o caso de São Paulo Capital - que no sábado (25) registrou mínima de 16°C e máxima de 18°C.
Embora as temperaturas estejam aumentando gradualmente e em breve retornem ao patamar dos 20°C a 30°C, a drástica mudança de padrão que voltou a trazer chuvas para o Sudeste não deve mudar tão cedo.
A atmosfera segue bastante instável ao longo dos próximos dias, impulsionada por um fluxo de umidade vindo da Amazônia e pelo avanço de sistemas transientes, como frentes e cavados. A chuva não será ininterrupta, mas pancadas devem se formar com bastante regularidade em todos os Estados.
Não há previsão de eventos de chuva extrema, mas os acumulados se mantém em patamares moderados razoáveis. Em pontos isolados de São Paulo, Minas Gerais e especialmente do Rio de Janeiro, os acumulados totais podem chegar a 100 mm de chuva até domingo (03).
Além das chuvas regulares, as temperaturas vão subir ao longo dos próximos dias. Até sábado (02), as capitais de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte podem registrar máximas de 31°C; enquanto Vitória, no Espírito Santo, pode chegar a 34°C.
Como será o clima de dezembro no Sudeste? Há risco de uma nova onda de calor?
As condições não devem mudar muito ao longo da primeira quinzena de Dezembro, com chuvas se mantendo frequentes e temperaturas elevadas. No entanto, o modelo de confiança da Meteored, o europeu ECMWF, sinaliza a possibilidade de acumulados de chuva abaixo da média para o Sudeste durante dezembro.
O que isso sinaliza é que existe uma possibilidade de que chuvas atinjam o Sudeste com uma frequência ou intensidade menor do que o que normalmente é observado. Isso pode se materializar de várias maneiras, mas o mais sugestivo é que sistemas transientes sejam bloqueados no Sul, trazendo chuvas excessivas para esta região, e tenham dificuldade para avançar em direção ao Sudeste.
Em outras palavras, apesar da chuva frequente de agora, não podemos descartar a possibilidade de mais uma onda de calor no país, especialmente durante a segunda quinzena de Dezembro - em um padrão similar ao observado em Novembro no Centro-Sul do país.
Então a resposta é sim: Há risco. Em paralelo, as previsões de longo prazo também indicam que as temperaturas podem se manter cerca de 2°C acima da média em praticamente todo o Brasil, indicando um mês de dezembro mais quente que o normal no país.
Vale lembrar, no entanto, que embora previsões de longo prazo sejam muito efetivas para traçar panoramas gerais, elas podem mudar e variar muito de cidade para cidade. Por isso, não deixe de acompanhar as atualizações aqui no site da Meteored | Tempo.com.