Até quando vai durar o calorão no centro-sul do Brasil?
As previsões indicam um início de semana ainda muito quente em todo o país. Porém, a partir do meio da semana, uma quebra de padrão pode mudar e finalmente amenizar as temperaturas na região Sul, além de alterar o padrão de chuvas.
O último final de semana foi marcado pelo calor intenso em todo o país, que foi ainda mais escaldante no Centro-sul do Brasil, que tem vivido dias com termômetros beirando os 40°C. Como consequência do calor, algumas regiões registraram pancadas isoladas de chuva de moderada a forte intensidade.
Todo esse calor é resultante de uma alta pressão atmosférica que se estabeleceu no Centro-Sul do país nos últimos dias, bloqueando a passagem de frentes frias que poderiam amenizar o calor do verão. O Rio Grande do Sul tem sido um dos mais afetados por essa onda de calor duradoura que já provocou vários recordes de temperatura no estado.
Na sexta (21), sábado (22) e domingo (23) as cidades gaúchas lideraram o ranking de cidades mais quentes do Brasil com temperaturas próximas de 40°C. No domingo a cidade gaúcha de São Luiz Gonzaga registrou a temperatura máxima de 42.2°C, ultrapassando a temperatura de 41.5°C registrada na sexta-feira. A capital Porto Alegre tem vivido noites extremamente quentes, com temperaturas mínimas na casa dos 30°C!
Quando o calor terminará?
O início dessa semana deve continuar quente com temperaturas altas em grande parte do Brasil, por conta da atuação da Alta Subtropical do Atlântico Sul (ASAS) e de um intenso escoamento de norte que transporta ar quente e úmido dos trópicos para o Sul do país.
Até quarta-feira (26) as temperaturas continuarão bem acima da média em toda região Sul, Sudeste e grande parte do Centro-Oeste, com temperaturas máximas ultrapassando os 32ºC. Porém, a partir de quarta-feira finalmente veremos uma mudança nesse cenário!
Entre quarta-feira (26) e quinta-feira (27), uma frente fria deverá se formar no Atlântico Sul, próxima ao litoral da região Sul. A formação e passagem desse sistema diminuirão drasticamente as temperaturas nos três estados da região Sul, que na quinta-feira registrarão temperaturas máximas bem mais amenas.
Onde se concentrarão as chuvas nesta semana?
Até o meio dessa semana os maiores acumulados de chuva ocorrerão sobre a região Norte do país, por conta da atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), pegando uma faixa que se estende desde o litoral do Pará, passando pelo Amazonas e chegando no Acre.
No Nordeste o volume de chuvas deverá voltar a aumentar nesta semana, devido a atuação do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN). Os acumulados poderão ser bem altos principalmente no litoral da Bahia e Sergipe, onde deve-se tomar uma maior precaução. Além do litoral, o interior da região, como os estados do Maranhão, Piauí e também Tocantins e Goiás, por também estarem na borda do VCAN, deverão receber acumulados expressivos de chuva.
Nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul as chuvas deverão ocorrer em forma de pancadas isoladas no período da tarde, principalmente, até quarta-feira. A partir de quinta (27), a formação de um ciclone no Sul poderá elevar os acumulados em toda a região, principalmente no oeste de Santa Catarina. Com o avanço deste ciclone para norte, as chuvas atingirão o Sudeste e Centro-Oeste, com maiores acumulados a partir de sexta-feira (28) nos estados de São Paulo e sul do Mato Grosso do Sul.