Atenção: alerta vermelho de chuva volumosa no Nordeste
Tempo instável continua no leste do Nordeste entre Sergipe e o Rio Grande do Norte. Neste fim de semana acumulados muito elevados são esperados e os maiores volumes estão previstos para o estado de Pernambuco.
Entre o outono e a primavera, as ondas de leste são os principais fatores que contribuem para as chuvas no leste do Nordeste, devido à aproximação da Alta Subtropical do Atlântico (ASAS) em direção ao continente. O que proporciona também o tempo seco no Brasil Central.
Em virtude das águas mais aquecidas na porção norte do Atlântico Sul, há uma aporte maior de umidade e logo, uma condição mais favorável para a formação de nuvens e de precipitação. Essa combinação vem proporcionando neste mês de maio, intensos eventos de chuva em Sergipe, Alagoas, Pernambuco, na Paraíba e no Rio Grande do Norte. Segundo as estações do INMET e do Cemaden:
- Em Natal até o dia 26 registrou-se 292 mm, o maior valor desde 2011, 95% acima do volume médio mensal;
- Em João Pessoa até o dia 26 registrou-se 475 mm, sendo o terceiro maio mais chuvoso depois do primeiro em 1964 (702 mm) e do segundo em 2020 (516 mm) e 260% acima da média mensal;
- Em Recife até o dia 26 registrou-se 456 mm sendo o segundo maio mais chuvoso depois do primeiro em 2021 (535 mm) e 300% acima da média mensal;
- Em Maceió até o dia 26 registrou-se 346 mm sendo o maior volumes desde 2017 (813 mm) e ficam 93% acima da média mensal;
- Em Aracaju até o dia 26 registrou-se 186 mm, sendo o maior volume registrado em 1964 (870 mm), que corresponde a 94% da média mensal.
Alerta de chuva de até 300 mm no fim de semana
Na noite desta sexta-feira (27), as chuvas aumentam de intensidade entre Natal e Maceió e passam a ocorrer de forma muito intensa ao longo da madrugada de sábado (28), principalmente no leste da Paraíba e de Pernambuco, proporcionando elevado potencial para transtornos.
Pela manhã há diminuição da precipitação no Rio Grande do Norte, em Alagoas e em Sergipe. No entanto, na Paraíba e em Pernambuco as chuvas intensas não dão trégua, agravando ainda mais a situação e potencializando o risco de inundações e deslizamentos.
No decorrer da tarde passa a chover com moderada a forte intensidade em Alagoas e há a manutenção da precipitação no leste pernambucano. Condição esta que se estende até o período da noite.
No domingo (29), as chuvas perdem intensidade, mas ainda acontecem com fraca intensidade na madrugada e período da manhã desde o norte de Sergipe até o Rio Grande do Norte, sendo mais intensas novamente em Alagoas e no Pernambuco.
No período da tarde, tempo ainda instável, mas com chuvas de fraca intensidade em boa parte da faixa leste entre o Alagoas e o sul do Rio Grande do Norte, com precipitação de até moderada intensidade no território alagoense.