Atenção: após o Natal, alerta de muita chuva e elevado volume sobre o Brasil; estas são as áreas de maior risco
Um período extremo de chuvas vai atingir o Brasil após o Natal, elevando o risco de transtornos até o fim do ano. A Região Sudeste está na região de maior potencial para transtornos.
A última semana do ano vem apresentando um padrão típico de período úmido, através da formação de um canal de umidade sobre o centro-norte do Brasil que provoca chuvas todos os dias em boa parte das regiões Centro-Oeste, Norte e Sudeste, e no oeste do Nordeste.
Como já comentado pela Meteored Brasil as chuvas mais intensas vêm ocorrendo a partir da tarde, algo normal para a época do ano. Assim, é muito importante, durante esse período em que as estradas estão mais movimentadas, de manter a atenção aos horários de maior risco de chuvas intensas e de tempestades.
Nos próximos dias, o canal de umidade passa a atuar sobre o Sudeste conectando a umidade desde o Norte do Brasil. No entanto, as chuvas mais intensas e os maiores volumes atingem o Sudeste, principalmente os estados de São Paulo, do Rio de Janeiro e de Minas Gerais a partir desta quinta-feira (26).
A seguir trazemos a previsão para quinta-feira (27) e a sexta-feira (28), com uma tendência para o fim de semana, mais focadas na Região Sudeste, onde há o maior potencial para transtornos.
Quinta-feira: canal de umidade se posiciona sobre o Sudeste e o Centro-Oeste
Como já comentado, o canal de umidade se desloca mais para sul e ganha um reforço através da atuação de uma frente fria, que está associada a um ciclone extratropical bem mais ao sul no oceano, na altura do Rio Grande do Sul.
Assim, pela manhã já chove com até forte intensidade no Centro-Oeste e, no Sudeste, a precipitação acontece fraca intensidade no estado de São Paulo e na região do Triângulo Mineiro, com chuvas mais abrangentes no oeste paulista. O tempo fica nublado em boa parte de Minas Gerais e no Rio de Janeiro.
A partir da tarde, as instabilidades ganham intensidade e trazem o risco de chuvas muito intensas em todo o estado de São Paulo, principalmente no centro-leste, no Rio de Janeiro, no centro-sul e oeste de Minas Gerais. No Centro-Oeste, os estados de Goiás e do Mato Grosso do Sul recebem as chuvas mais intensas.
As condições extremas de precipitação se mantêm ao longo da noite e da madrugada sobre São Paulo, Minas Gerais e o Rio de Janeiro, proporcionando um elevado potencial para inundações, alagamentos e deslizamentos.
Sexta-feira: chuvas não dão trégua entre São Paulo, o Rio de Janeiro e Minas Gerais
A manhã já começa sob alerta de chuvas intensas no norte e leste de São Paulo, no centro-sul de Minas Gerais e na região do Triângulo Mineiro e no Rio de Janeiro. Devido à persistência das chuvas desde a noite do dia anterior, o potencial para transtornos continua elevado. No Centro-Oeste, o sul de Goiás e o sudeste do Mato Grosso e o nordeste do Mato Grosso do Sul também ficam sob alerta de precipitação intensa.
O tempo chuvoso se mantém e, a partir da tarde, há o aumento das chuvas sobre o centro-norte e leste de São Paulo e sobre o estado de Minas Gerais. Já no Rio de Janeiro, apesar da continuidade da precipitação, ela acontece com fraca a moderada intensidade. A região de maior risco se concentra na região metropolitana de São Paulo, no extremo sul de Minas Gerais, no litoral norte paulista, na região do Vale do Paraíba e no extremo sul do Rio de Janeiro. No Centro-Oeste, há alertas de chuvas intensas para o Mato Grosso e o estado de Goiás.
No período da noite, volta a chover com maior intensidade sobre o Rio de Janeiro, com manutenção da intensidade forte sobre o sul mineiro e as regiões de divisa de São Paulo com Minas Gerais.
Fim de semana: elevado risco para o Rio de Janeiro, litoral norte de São Paulo e Minas Gerais
O canal de umidade vai se manter e a tendência aponta para chuvas de moderada a forte intensidade ao longo do fim de semana sobre o Rio de Janeiro, o sul de Minas Gerais, as regiões mineiras do Triângulo Mineiro e da Zona da Mata e no litoral norte de São Paulo, estendendo para a região do Vale do Paraíba. Na porção norte do estado de São Paulo, há potencial de chuvas mais intensas sobre as áreas próximas à divisa com Minas Gerais.
O cenário de precipitação é muito delicado para essas áreas, uma vez que já vem recebendo chuvas intensas desde a quinta-feira (26), que podem se estender até os dias 30 e 31. Há elevado potencial de inundações, alagamentos e, principalmente, de deslizamentos.