Atenção: chuvas aumentam nesta Sexta-feira Santa no centro-sul do Brasil
Nesta Sexta-feira Santa as chuvas vão aumentar no Sul e passam a ocorrer também em boa parte das regiões Sudeste e Centro-Oeste. Há atenção para acumulados elevados, próximos dos 100 mm.
Uma mudança nas condições do tempo já está em curso, através da atuação de uma região de cavado entre o Paraguai e a Região Sul, que já vem provocando chuvas ao longo da quinta-feira (06) no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e no Paraná.
Além disso, um ciclone extratropical e sua frente fria associada atuam no oceano, na altura do da Região Sul. Assim, uma massa de ar frio atua mais ao sul e os ventos de sul/sudeste conseguem transportar o ar mais frio para boa parte da Região e leste do Sudeste.
Nesta Sexta-feira Santa (07), esses mesmos sistemas continuam atuando, mas a região de cavado consegue influenciar boa parte do centro-sul e levar chuvas de até moderada intensidade no Centro-Oeste, Sudeste e Sul.
Alertas e destaques para a Sexta-feira Santa
A Sexta-feira Santa (07) começa com tempo nublado no nordeste e norte do Rio Grande do Sul, em todo o estado de Santa Catarina, no Paraná, no estado de São Paulo, no centro-sul de Minas Gerais, no Mato Grosso do Sul e no Mato Grosso.
No entanto, há também previsão de chuvas de fraca a moderada intensidade por toda a manhã nas regiões nubladas da Região Sul, do oeste de São Paulo, do Mato Grosso do Sul e do centro-sul do Mato Grosso.
Essa condição mais instável se mantém ao longo de toda a sexta-feira (07), com chuvas ganhando intensidade em várias regiões e passando a ocorrer também no Rio de Janeiro, no centro-sul de Minas Gerais, no Triângulo Mineiro. Em Goiás e no Espírito Santo. No entanto, as chuvas mais volumosas ocorrem no norte de Santa Catarina, no leste do Paraná e no sul de São Paulo, levando potencial para transtornos como alagamentos e deslizamentos.
No período da noite, a precipitação diminui em boa parte e se mantém com a fraca a moderada intensidade no leste paranaense e no sul paulista.
Além das chuvas, a presença de uma massa de ar frio mais ao sul no oceano e dos ventos de sul e de sudeste, que transportam o ar mais frio até a Região Sul e leste do Sudeste, proporcionam uma condição de temperaturas amenas e até mesmo de frio nessas áreas.