Atenção! Ciclone extratropical traz risco de chuvas intensas e tempestades severas nos três estados da Região Sul
A formação de um ciclone extratropical causará chuvas intensas em todos os três Estados da região Sul entre esta terça-feira (26) e a quarta-feira (27). Porto Alegre está entre as regiões que serão mais afetadas.
Chuvas continuam causando transtornos no Rio Grande do Sul já a vários dias, devido à circulação associada a um cavado localizado sobre o Estado gaúcho. Nesta segunda-feira (25), estava vigente um alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) para chuvas moderadas, ventos de até 60 km/h e queda de granizo.
Confira os maiores acumulados registrados na segunda (25):
- Bento Gonçalves (RS): 36,6 mm
- Torres (RS): 25,2 mm
- Morro da Igreja (SC): 25,0 mm
- Campo Bom (RS): 24,4 mm
- Teutonia (RS): 22,8 mm
Ciclone extratropical pode piorar a situação, formando tempestades severas já nesta terça-feira
A partir desta terça-feira (26), começará a se formar um ciclone extratropical na altura do estado gaúcho, que deve agravar a situação e causar tempestades muito mais severas. O INMET emitiu um novo alerta para chuvas intensas de até 100 mm por dia, ventos intensos de até 100 km/h e queda de granizo. Confira o vídeo da previsão:
Conforme o sistema se desenvolve, as tempestades podem ocasionar cortes na energia elétrica, estragos em plantações e quedas de árvores. Principalmente nos municípios onde incidiu um maior volume de chuva e o solo está encharcado, também há risco de alagamentos severos e deslizamentos de terra.
Durante a quarta-feira (27), o sistema se afasta em direção ao oceano Atlântico, mas ainda pode causar chuvas em toda a região Sul, embora com menor intensidade. Até o fim do dia, a nebulosidade reduzirá consideravelmente.
Os acumulados de chuva totais para os próximos dias podem chegar a valores próximos dos 300 mm, especialmente na região que compreende desde a área metropolitana de Porto Alegre até o município de Criciúma, em Santa Catarina. Outras regiões registrarão valores totais entre 100 e 200 mm.
Caso sua cidade seja atingida por uma tempestade, lembre-se que o maior número de ocorrências durante tempestades se dá devido às rajadas fortes de vento, que derrubam árvores e objetos altos. Por isso, recomenda-se:
- Não se abrigar debaixo de árvores;
- Não se abrigar debaixo de coberturas pequenas, como quiosques;
- Evitar áreas próximas a postes e torres de transmissão;
- Evitar áreas próximas a objetos altos, como placas e letreiros.
Além do risco de queda, estes objetos podem atrair descargas elétricas. Isso significa que, caso você esteja próximo a árvores, quiosques, torres de transmissão ou objetos altos durante uma tempestade, você também pode acabar sendo atingido por um raio.