Atenção: forte frente fria e ar frio atuam no Brasil a partir desta quinta
A partir desta noite, uma intensa frente fria e forte massa de ar frio começam a avançar pela Região Sul e, nos próximos dias, influenciam tanto as regiões Sudeste e Centro-Oeste quanto o Sul. Confira aqui a última atualização e os alertas para o Carnaval.
Os últimos dias vêm sendo bastante agitados em relação ao tempo e clima no Brasil. Além do fim próximo do La Niña e da possibilidade cada vez maior da ocorrência de um El Niño e de um Dipolo do Oceano Índico Positivo na próxima primavera, uma intensa frente fria se forma e um forte massa de ar frio avançam a partir da noite desta quinta-feira (16) pelo centro-sul do Brasil.
Esses sistemas influenciam todo o feriado de Carnaval. Por um lado trazendo um alívio ao calorão e, por outro, deixando alertas de chuva volumosa e de tempestade, que podem provocar, alagamentos, inundações e deslizamentos de terra.
Pré-Carnaval com queda de temperatura e alertas de tempo severo
Na noite desta quinta-feira (17), a tão falada frente fria se forma sobre o Rio Grande do Sul, provocando chuvas intensas e tempestades no oeste e centro-sul do estado. Nas horas seguintes, o sistema se acopla a uma região de cavado entre o Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e o Paraguai.
Assim, na madrugada da sexta-feira (17), não chega a chover tanto no Rio Grande do Sul, apenas no sudeste e na região de Porto Alegre, com menor probabilidade. Já em Santa Catarina, na metade oeste e norte do Paraná, no sul e oeste do Mato Grosso do Sul, há elevado potencial de chuvas intensas e tempestades.
No decorrer da manhã, as instabilidades continuam a provocar chuvas em todas as regiões de Santa Catarina e passa a ocorrer em todo o Paraná e Mato Grosso do Sul. Na região da Serra, Norte e metropolitana de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, pancadas podem começar no fim do período, bem como em todo o estado de São Paulo.
A partir da tarde, as chuvas ocorrem de forma muito pontual no norte e nordeste do Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, com potencial de tempestades no norte do estado. Já no Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, São Paulo, Rio de Janeiro, centro-sul de Minas Gerais e região do Triângulo Mineiro, há potencial para chuvas muito intensas e tempestades severas.
No período da noite, as chuvas diminuem de abrangência, mas ainda podem ocorrer com moderada a forte intensidade pontualmente.
Tendência de tempo severo no feriado de Carnaval
O sábado (18) será com atuação da frente fria sobre parte do Sudeste, Centro-Oeste e norte da Região Sul.
Assim, pela manhã já há previsão de chuvas de fraca a moderada intensidade ocorrendo de forma pontual sobre o Norte Pioneiro e leste do Paraná em boa parte do estado de São Paulo, com exceção do nordeste e região do Vale do Paraíba e litoral norte e entre o Mato Grosso do Sul e o Mato Grosso.
A partir da tarde, as instabilidades se espalham e ganham intensidade deixando em alerta de chuvas intensas o norte do Paraná, o norte do Mato Grosso do Sul, o Mato Grosso, Goiás, todo o estado de São Paulo, o Rio de Janeiro, o centro-sul de Minas Gerais e a região do Triângulo Mineiro. As chuvas com maior intensidade e potencial para transtornos acontecem no leste paulista, na região da Zona da Mata Mineiro e no território fluminense.
No domingo (19), o mesmo padrão se mantém, mas com chuvas de até forte intensidade ocorrendo desde de manhã no litoral paulista, da porção até a altura da Baixada Santista. No interior de São Paulo, as chuvas da manhã ocorrem de forma mais isolada no leste e norte. Entre o norte do Mato Grosso do Sul e o sul do Mato Grosso, pancadas isoladas devem ocorrer na primeira parte do dia, enquanto que no norte do Paraná, a precipitação acontece com fraca intensidade.
A partir da tarde, chuvas de fraca a moderada intensidade ocorrem de forma mais irregular no norte de Santa Catarina, no norte, noroeste e leste do Paraná, não trazendo potencial para transtornos. No centro-leste de São Paulo, chove com fraca a moderada intensidade, com chuva mais intensa na região litorânea. Já no norte paulista, chove na forma de pancadas que podem ocorrer como tempestades, assim como no Triângulo Mineiro e no sul do Rio de Janeiro. No norte do Mato Grosso, no sul de Goiás e no sudeste do Mato Grosso, as chuvas acontecem de forma mais volumosas e intensas.
Na segunda (20) e terça-feira (21) de Carnaval, há o processo de formação de uma baixa pressão no oceano próximo à costa da Região Sul. Assim, as instabilidades voltam a se organizar melhor e há risco de chuvas ao longo do dia, ocorrendo de moderada a forte intensidade no norte e nordeste do Rio Grande do Sul, no estado de Santa Catarina, sobre o Paraná, o Mato Grosso do Sul e o Mato Grosso.
Na Região Sudeste, as chuvas se mantêm concentradas no estado de São Paulo, na região do Triângulo Mineiro, no sul de Minas Gerais e do Rio de Janeiro, mas ocorrem a partir da tarde e na forma de pancadas isoladas com potencial de tempestades. Os maiores acumulados da Região ficam para o estado de São Paulo.