Atenção! Nas próximas horas começa os eventos de tempestades severas na Região Sul; veja os alertas da previsão
O processo de formação de um ciclone e o avanço de uma intensa frente fria deixam alertas para o risco de tempestade severas na Região Sul a partir da tarde deste domingo. Confira as regiões de risco.
Instabilidades já atuam sobre a Argentina e o Uruguai e vão se desenvolver e se espalhar pelo estado do Rio Grande do Sul a partir da tarde deste domingo (01). O processo de formação de uma ciclone extratropical, que se intensifica rapidamente, traz elevado potencial de tempestades severas para o território gaúcho e, a frente fria que avançar posteriormente vai afetar os estados de Santa Catarina e do Paraná na segunda-feira (02).
A seguir confira a atualização da previsão e os alertas para este evento de tempo severo já no início de dezembro.
Domingo: alertas de tempo severo para todo o RS e parte de SC e do PR
Neste fim de manhã de domingo (01), a nebulosidade já começa a se adensar e os ventos de norte já se fazem bastante presentes e intensos na metade sul do Rio Grande do Sul. Nas primeiras horas da tarde, tempestades severas e chuvas intensas atingem todo o Uruguai e as regiões de fronteira da Campanha e o Sul. No entanto, pancadas isoladas de até forte intensidade e tempestades pontuais podem ocorrer nas demais regiões gaúchas, bem como no oeste de Santa Catarina, no extremo oeste e sudoeste do Paraná.
Do meio para o fim da tarde deste domingo (01), a baixa pressão que dará origem ao ciclone bomba, que é de rápido desenvolvimento no oceano, intensifica muito as instabilidades sobre toda a metade sul e leste do Rio Grande do Sul, deixando em alerta de tempo severo, o Oeste, região Central, a Campanha, o Sul, Sudeste, região metropolitana de Porto Alegre, Serra e Litoral. Há elevado potencial de transtornos por consequência de chuvas forte e intensas rajadas de vento.
No período da noite, as instabilidades se espalham por todas as regiões do Rio Grande do Sul e células de tempestades podem provocar tempestades severas em todo o território gaúcho. Mais para o fim da noite e início da madrugada de segunda-feira (02), as tempestades podem atingir as regiões de divisa de Santa Catarina e o oeste do estado.
Segunda-feira: risco de células de tempestades e de tempo severo em SC e no PR
Na madrugada de segunda-feira (02), ainda há alertas de tempo severo para a metade norte e leste do Rio Grande do Sul, incluindo a região de Porto Alegre. Em Santa Catarina, as regiões de divisa com o território gaúcho e o meio-oeste possuem alerta para tempestades severas.
No início da manhã, as instabilidades perdem um pouco da intensidade e chuvas de moderada a forte intensidade ocorrem entre o norte do Rio Grande do Sul, o sul e o oeste de Santa Catarina. No extremo oeste e sudoeste do Paraná, as primeiras instabilidades podem provocar tempestades pontuais, que trazem risco de transtornos.
No restante da manhã, a frente fria consegue avançar lentamente, atuando sobre o estado de Santa Catarina. No entanto, instabilidades conseguem se formar até o norte do Paraná. Alerta de chuvas intensas e de tempestades, que podem ocorrer com severidade sobre o norte do Rio Grande do Sul e todas as regiões de Santa Catarina e do Paraná.
A partir da tarde, não há mais riscos para o Rio Grande do Sul, o sul e oeste de Santa Catarina e para o sudoeste do Paraná. No leste e norte catarinenses e nas demais regiões do Paraná, o risco de chuvas intensas e de tempestades continua.
No restante da segunda-feira (02), as chuvas diminuem em Santa Catarina e passa a ocorrer de forma mais pontual, bem como no sul e leste do Paraná. Já no norte e noroeste paranaenses, há potencial de chuvas de moderada a forte intensidade.