Atenção: Rio Grande do Sul tem novos alertas de tempestades e chuvas severas entre esta quinta e sexta-feira
As chuvas no Rio Grande do Sul podem se intensificar entre o final da quinta-feira e a sexta-feira, ultrapassando os 100 mm. Há riscos de alagamentos, cortes na energia, granizo e rajadas fortes de vento.
Nos últimos dias, chuvas intensas voltaram a se formar no Rio Grande do Sul. Só no último domingo (16), várias cidades do Rio Grande do Sul foram atingidas por chuvas excessivas, em muitos casos atingindo acumulados superiores a 100 mm.
Essa situação voltou a causar alagamentos, inundações de rios, quedas de barreiras e deslizamentos de terra no estado gaúcho. O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu, ao longo desta semana, avisos de tempestade, com chuva de até 100 mm por dia, ventos intensos de até 100 km/h e queda de granizo.
Essa situação tem sido causada pela presença de um cavado (região alongada de baixa pressão), que se manteve estacionário sobre o Sul. Isso ocorre em parte pela mesma razão que causou as chuvas torrenciais dos meses anteriores: Um bloqueio atmosférico causado pelo ar quente e seco no Brasil Central impede o avanço do sistema, mantendo-o estacionado sobre o Sul.
Tempestades e chuvas severas podem se intensificar entre esta quinta-feira e a sexta-feira
Com o aprofundamento de uma baixa pressão na altura da Argentina, as chuvas no Rio Grande do Sul também podem se intensificar ainda mais já no final desta quinta-feira (20). Previsões indicam que os acumulados de chuva podem ultrapassar os 100 mm até o final da sexta-feira (21), atingindo também o estado de Santa Catarina.
Além do risco de alagamentos e enchentes de rios graças aos volumes altos de chuva, podem haver cortes na energia elétrica, estragos em plantações devido a possibilidade de ocorrência de granizo e quedas de árvore devido à rajadas fortes de vento que as tempestades podem causar.
A boa notícia é que o sábado (22) deve ser um dia mais calmo e seco, com uma atmosfera mais estável e menor ocorrência de chuvas, que se mantém fracas. Isso traz um breve alívio para a situação na região Sul.
Ainda assim, previsões indicam que chuvas continuarão se formando ao longo da semana que vem, com a possibilidade de mais tempestades severas a caminho do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.
Como se proteger durante uma tempestade severa?
Vale lembrar que a maioria dos incidentes durante tempestades ocorrem devido a rajadas fortes de vento e raios. Durante uma tempestade, evite se abrigar debaixo de árvores, quiosques e estruturas pequenas, assim como postes de energia, torres de transmissão e objetos altos (placas e letreiros). O lugar mais seguro para se abrigar é sempre uma construção sólida de alvenaria ou um edifício.
Além disso, em casos de chuvas intensas, evite áreas próximas a rios e córregos, que são propensas a enchentes. Fique atento a mudanças nas encostas e à possibilidade de deslizamentos. Em caso de inundação, proteja seus pertences da água usando sacos plásticos.
Mais informações sempre podem ser obtidas junto à Defesa Civil (telefone 199) ou ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).