Atenção! Semana inicia com chuvas intensas e risco de tempo severo na Região Sul. Os acumulados podem passar dos 200 mm
O tempo instável continua na Região Sul e o risco de chuvas intensas e de tempo severo aumenta para os três estados. Os acumulados de em 48 horas podem passar muito dos 200 mm.
As chuvas continuam na Região Sul e o risco de condições extremas se mantém no início desta semana. Chuvas intensas e o risco de tempo severo atingem os três estados do Sul do Brasil, com maiores volumes entre os estados de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, com volumes que passam facilmente dos 200 mm, o que traz elevado potencial para transtornos.
A seguir trazemos os mapas de previsão, detalhes e alertas para os próximos dias.
Região Sul sob alerta de chuvas intensas, elevado acumulado e tempestades severas
Na segunda-feira (25), uma região de cavado já contribui para a formação de instabilidades sobre o estado do Rio Grande do Sul durante a madrugada, mas ainda com potencial de chuvas de fraca a moderada intensidade e ocorrendo de forma mais pontual entre o Oeste e a Campanha, no sul da Região Central, na região de Porto Alegre e no litoral norte.
No entanto, já no início da manhã as instabilidades já estão mais desenvolvidas e há risco de chuvas intensas e de tempestades no Oeste, sul da Missões, oeste da região Central, na região de Porto Alegre e no litoral norte do Rio Grande do Sul, além do extremo sul de Santa Catarina, onde já começa a aumentarem as nuvens e já há instabilidades mais desenvolvidas.
No decorrer da manhã, as chuvas intensas e as tempestades se espalham por toda a metade norte do Rio Grande do Sul e pelo estado de Santa Catarina, chegando ao norte catarinense por volta do fim do período. No sul, sudoeste e extremo oeste do Paraná, há a possibilidade de pancadas isoladas que podem ocorrer na forma de tempestades pontuais mais para o fim da manhã.
No período da tarde, os núcleos com as chuvas mais intensas se tornam mais isolados, mas mesma assim há risco de tempestades no Oeste, região Central, Norte, Serra e região de Porto Alegre no Rio Grande do Sul, em todo o estado de Santa Catarina e em praticamente todo o Paraná, com exceção do noroeste.
Essa condição se mantém até o fim do dia, quando as chuvas passam a diminuir e a se concentrar mais no leste do Paraná e de Santa Catarina, no nordeste, leste e oeste do Rio Grande do Sul.
No período da noite, chove com fraca intensidade no litoral do Paraná, no leste de Santa Catarina e, ainda com moderada a forte intensidade no extremo sul catarinense, no nordeste do Rio Grande do Sul até a região de Porto Alegre.
Na madrugada da terça-feira (26), uma região de cavado se forma sobre o Rio Grande do Sul e potencializa as instabilidades sobre o território gaúcho, trazendo elevado risco para transtornos. Alerta de chuvas intensas e risco de tempo severo no Oeste, Campanha, Região Central, Serra, litoral e região de Porto Alegre. A maior probabilidade dos eventos intensos ocorrem entre o fim da madrugada e o início da manhã.
No decorrer da manhã, o potencial das chuvas intensas e das tempestades se mantém, podendo se estender para o norte do Rio Grande do Sul.
Já em Santa Catarina e no Paraná, o tempo firme predomina em boa parte, com tempo mais fechado e possibilidade de chuvas fracas pontuais e chuvisco nas áreas do leste. Somente no extremo sul catarinense que há risco de tempestades no início da manhã.
No período da tarde, as chuvas intensas continuam na metade sul e leste do Rio Grande do Sul, com pancadas de até forte intensidade e tempestades pontuais no norte gaúcho. Em Santa Catarina, há alerta para pancadas isoladas de até forte intensidade, que podem ocorrer como tempestades em todas as regiões. Já no Paraná, o risco fica para o sul, leste e norte do estado.
Mais para o fim do dia e no período da noite, as chuvas diminuem nos estados de Santa Catarina e do Paraná, mas ainda há risco de tempestades no Planalto Sul e Sul catarinense. No Rio Grande do Sul, chuvas de fraca a moderada intensidade continuam no Oeste, região Central no leste e no nordeste, com risco de tempestades e chuvas intensas no litoral norte, região de Porto Alegre e na Serra.