Atenção: virada no tempo traz risco de tempo severo e chuvas volumosas sobre o centro-sul do Brasil
O centro-sul do Brasil, após um começo de semana de muito calor e temperaturas elevadas, será afligido por condições severas de tempo, com tempestades e chuvas volumosas, associadas a passagem de uma frente fria combinada a outros fatores dinâmicos da atmosfera.
Grande parte do centro-sul do Brasil viverá nesta semana uma verdadeira “gangorra meteorológica”, marcada por grandes contrastes nas condições do tempo! A primeira metade da semana será marcada por temperaturas muito elevadas com tempo mais estável e seco. A partir do meio da semana uma mudança abrupta do tempo trará chuvas volumosas e uma queda das temperaturas!
A semana começou com temperaturas elevadas em todo o Brasil, principalmente em alguns estados do centro-norte, que registraram temperaturas de 40°C nesta segunda-feira (21), de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Mas não foi só o centro-norte, diversas partes do Sudeste e também Sul do Brasil registraram temperaturas mais quentes, temperaturas que poderão se elevar ainda mais nos próximos dias, podendo passar facilmente os 30°C.
Porém, uma mudança nas condições dinâmicas da atmosfera sobre o centro-sul do Brasil a partir desta terça-feira (22) acompanhada da passagem de uma frente fria, somada a todo esse calor, servirá de combustível para a formação de núcleos de instabilidades que poderão dar origem a tempestades intensas, acompanhadas de atividade elétrica, granizo e grandes volumes de chuva! Vamos entender com detalhes essa mudança.
Alerta para tempo severo e grandes acumulados de chuva!
A mudança do tempo começará no Rio Grande do Sul já nesta terça. Um intenso escoamento de noroeste próximo a superfície, chamado de Jatos de Baixos Níveis (JBN), será responsável por elevar as temperaturas pelo estado, além de provocar fortes rajadas de vento. A atuação desse JBN, somado às instabilidades de uma frente fria que se organizou sobre o Uruguai e o suporte dinâmico dos Jatos de Altos Níveis (JAN), criará condições favoráveis para a ocorrência de chuvas intensas e tempestades, principalmente no centro-leste do estado.
Na quarta-feira (23) essas mesmas condições vão se manter e ficarão ainda mais intensas, aumentando as chances de ocorrência de tempestades e chuvas volumosas pelo Rio Grande do Sul. Isso porque a frente fria estará atuando no litoral gaúcho, alimentando ainda mais as instabilidades. O modelo do ECMWF prevê um acumulado de até 50 mm nesta quarta para a capital Porto Alegre, volume que poderá causar uma série de transtornos.
Acompanhando o deslocamento da frente fria, as instabilidades se deslocarão para norte na madrugada de quinta-feira (24), passando a atuar entre o norte do Rio Grande do Sul e sul de Santa Catarina. Inclusive, existe a possibilidade dessas instabilidades se moverem em forma de uma linha de tempestades - ou Linha de Instabilidade, como chamamos oficialmente na meteorologia - na madrugada de quinta, que normalmente estão associadas a tempestades mais intensas.
Ao longo da quinta-feira as chuvas irão se espalhar pelos três estados da região Sul, principalmente na porção leste desses estados, a medida que a frente fria se desloca para o oceano. Porém, mesmo com o afastamento da frente fria, as instabilidades ganharão força logo no início da sexta-feira (25) entre os estados de Santa Catarina e Paraná, graças à passagem de um cavado em baixos níveis da atmosfera, somado à atuação do JBN e JAN.
Durante a sexta-feira (25), o JBN passará a ficar mais direcionado para o Centro-Oeste e Sudeste do Brasil e, combinado ao cavado de baixos níveis, promoverá convergência e dará suporte para a formação de chuvas sobre o Paraná, sul do Mato Grosso do Sul e sudoeste de São Paulo.
No sábado (26), as regiões de instabilidade continuarão a se deslocar para norte, mantendo as chuvas sobre grande parte de São Paulo e partes do Mato Grosso do Sul, mas dessa vez as chuvas também alcançarão os estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais. As previsões indicam um acumulado de 22 mm para a cidade do Rio de Janeiro no sábado. Essas condições do tempo deverão também se manter no domingo (27), abrangendo mais áreas dos estados do Sudeste, incluindo o Espírito Santo.