Aviso de onda de calor e baixa umidade relativa: Confira as regiões do Brasil que serão mais afetadas
Previsões indicam que esta semana terá onda de calor e baixas umidades relativas em boa parte do Brasil, situação que agrava problemas respiratórios e incêndios florestais.
Previsões indicam que esta semana será de tempo predominantemente seco e quente na maior parte do Brasil, com predomínio de sol e poucas nuvens. O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu avisos de onda de calor e baixa umidade relativa para uma porção do país que compreende praticamente toda a região Centro-Oeste, boa parte de São Paulo e Minas Gerais e norte do Paraná.
Neste último domingo, diversos municípios brasileiros registraram temperaturas máximas superiores a 36ºC, não só no Centro-Oeste como também norte e nordeste. Entre eles, estão:
- Boa vista (RR): 37,6ºC
- Araguatins (TO): 36,8ºC
- Cuiabá (MT): 36,3ºC
- Pedro Afonso (TO): 36,3ºC
- Bom Jesus do Piaui (PI): 36,0ºC
- Estreito (MA): 36,0ºC
Em toda a região central do Brasil, que inclui os Estados mencionados, as temperaturas máximas já estão atingindo valores pelo menos 5ºC acima da média durante uma boa quantidade de dias seguidos, situação que configura uma onda de calor.
A tendência, ao longo dos próximos dias, é de temperaturas máximas que se mantém entre valores de 30ºC e 35ºC durante a tarde, podendo chegar a temperaturas ainda maiores em alguns municípios, como observado acima.
A exceção é o extremo norte do país, o litoral do Nordeste e o extremo sul do Rio Grande do Sul, onde chuvas podem se formar e aliviar a situação.
Além de temperaturas altas, umidade relativa se mantém baixa
Já a umidade relativa, num geral, se mantém entre 20% e 30% nessa região, e em pontos isolados pode chegar a valores inferiores a 20%. Num geral, umidades relativas abaixo de 30% já configuram cenários de atenção, onde se deve tomar precauções para evitar problemas de saúde.
Isso significa que, além de agravar incêndios florestais, a situação também prejudica a saúde e agrava quadros de doenças respiratórias. Alguns dos seus efeitos imediatos são o ressecamento da pele, desconforto agudo nos olhos, boca e nariz e ocorrência de dores de cabeça.
Para evitar problemas de saúde ainda maiores, ao longo deste períoto, são sugeridas as seguintes recomendações:
- Beba bastante líquidos.
- Evite exposição ao sol nas horas mais quentes e secas do dia (especialmente início da tarde).
- Use hidratante para pele.
- Umidifique os ambientes de casa (deixando potes com água e toalhas úmidas expostos ao ar, por exemplo).
Além disso, em casos críticos, é possível obter mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Até que esse cenário climático mude, não deixe de conferir os valores exatos de umidade relativa e temperatura que estão sendo previstos para o seu município, através da previsão do tempo detalhada aqui no site da Meteored | Tempo.com.