Bloqueio atmosférico é confirmado e chuvas serão escassas no Brasil. Frio ainda é destaque no Sul e em parte do Sudeste

A segunda quinzena de julho tende ser marcada por pouca chuva em grande parte do Brasil devido à presença de um bloqueio atmosférico. Enquanto isso, o frio persiste em partes do centro-sul.

queimadas
Com seca prolongada, número de queimadas aumentou no Cerrado brasileiro. Situação é preocupante com projeção de seca também na segunda quinzena de julho.

A chuva tem ocorrido de maneira irregular e mal distribuída e em boa parte do Brasil o cenário é de completa seca. A falta de chuva tem se prolongado e gerado preocupações especialmente quanto ao aumento das queimadas que é comum nesta época do ano.

Segundo dados do Sistema de Informação sobre Secas na América do Sul (SISSA), não chove há quase três meses em cidade do centro brasileiro, é o caso de Goiânia com uma estiagem de 82 dias, em que neste período não houve registro de precipitação.

Com a falta de chuva, o número de queimadas disparou especialmente no Cerrado, bioma que atravessa o país desde Mato Grosso do Sul até o Maranhão. Segundo dados do INPE, 38.6% das queimadas registradas este ano foram no Cerrado, um total de 16.307 focos desde o começo do ano até agora.

Bloqueio atmosférico e o tempo no Brasil

Com a confirmação de instalação do bloqueio atmosférico, os próximos dias serão marcados pela escassez de chuva em grande parte do Brasil, ou seja, espera-se um tempo seco, com baixos índices de umidade relativa do ar e alta concentração de particulados em suspensão na atmosfera. Haja saúde!

O vídeo acima mostra o volume total de precipitação previsto para os próximos dias e é notória a falta de chuva na maior parte do território brasileiro. A exceção é a chuva prevista de forma isolada na faixa leste do país, desde o Rio Grande do Sul até Natal e a chuva mais concentrada sobre o extremo norte do Brasil.

Aliás, vale ressaltar que a chuva pode ser volumosa nas áreas em roxo do mapa, não se descartando o potencial para algum transtorno entre o noroeste do Amazonas e Roraima. De modo geral, são esperadas pancadas rápidas.

Com padrão de bloqueio atmosférico, seca não dá trégua na maior parte do Brasil. O cenário deve persistir durante a segunda quinzena de julho com projeção do ECMWF de chuvas abaixo da média em praticamente todo o país.

Já vimos que nesses próximos dias não há previsão de chuvas para a maior parte do país, e segundo a projeção do modelo de confiança da Meteored, no período entre 22 e 29 de julho a tendência é de chuvas abaixo da média em praticamente todo o país.

seca
Mapa do modelo europeu ECMWF mostra a tendência de chuvas abaixo da média no período entre 22 e 29 de julho em praticamente todo o Brasil. Fonte: ECMWF

O mapa acima mostra essa anomalia negativa de precipitação (áreas em laranja), a qual vai predominar durante essa segunda quinzena de julho. Nota-se que o padrão de secas tende a ser mais forte na região Sul, no sul de Mato Grosso do Sul e no leste de São Paulo.

Frio continua

Apesar do tempo seco e ensolarado predominante na maior parte do Brasil, o que consequentemente mantém também o padrão de altas temperaturas para esta época do ano, espera-se algo diferente em algumas partes do centro-sul do país.

Sim, vai fazer muito calor em boa parte do país nos próximos dias com temperaturas que podem bater a casa dos 37°C em cidades do Centro-Oeste e do Norte. Porém, no Sul e em partes do Sudeste, o friozinho ainda vai persistir devido a presença de uma massa de ar frio.

frio
Manhã de quinta-feira (18) ainda gelada em partes do centro-sul do Brasil. Destaque para os 2°C de mínima prevista na serra catarinense.

Com o centro de área de alta pressão atmosférica sobre o Sul do Brasil, a próxima madrugada ainda pode ser bem gelada com mínima prevista de apenas 2°C em pontos da serra catarinense. O mapa acima mostra o frio (áreas em verde) espalhado pelo Rio Grande do Sul, partes de Santa Catarina e do Paraná, e ainda no sul de Minas Gerais mesmo que pontual.

Vale ressaltar, no entanto, que o friozinho continua não só pela manhã como também no período da tarde, o que deve chamar mais a atenção especialmente no leste do Sudeste.

sao paulo
Temperatura continua amena no período da tarde na faixa leste do Sudeste. Na capital paulista, a máxima prevista para esta quinta-feira (18) é de apenas 23°C.

Apesar do tempo seco e ensolarado, a temperatura não subirá muito e a máxima esperada em São Paulo capital nesta quinta-feira (18) é de apenas 23°C. Aliás, a projeção é de um sobe e desce de temperaturas nesses próximos dias, o que pode ser bastante prejudicial à saúde.

rio
Projeção é de sobe e desce de temperaturas nos próximos dias, com destaque para o friozinho que ainda persiste no Rio de Janeiro mesmo no período da tarde.

No caso do Rio de Janeiro por exemplo, a temperatura pode chegar aos 27°C amanhã, mas logo a temperatura volta a cair. Máximas de 23°C são esperadas na sexta-feira (19) e no sábado (20), e no domingo (21) apenas 24°C na capital fluminense.