Bloqueio atmosférico no Centro-Oeste do Brasil: estiagem e calor acima do normal podem persistir até pelo menos agosto

A situação de estiagem no Centro-Oeste persiste até o final de Julho e pode continuar durante Agosto. As temperaturas permanecerão elevadas, especialmente no Mato Grosso do Sul.

Mapas de precipitação registrada pelo INMET.
Mapas de precipitação registrada pelo INMET nos últimos 60 dias (à esquerda) e nos últimos 30 dias (à direita) mostram que há diversos municípios que não registram chuva a três meses.

Uma vasta região do Brasil Central já não registra chuvas a quase três meses - incluindo Mato Grosso do Sul, leste e centro-norte de Mato Grosso, e todo o estado de Goiás. Os meses de inverno já são normalmente mais secos na região Centro-Oeste, mas num geral sempre há algum volume de precipitação.

Confira a quantos dias alguns municípios do Centro-Oeste estão sem chuva, de acordo com o Sistema de Informação sobre Secas na América do Sul (SISSA):

Nos últimos cinco anos, esta é a pior condição registrada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) para a região central do Brasil. As áreas que estão chegando a 90 dias sem chuvas normalmente acumulam pelo menos 50 mm entre a segunda metade de abril e o início da última quinzena de julho.

Mapa de anomalias de temperatura médias registradas pelo INMET em Junho de 2024.
Mapa de anomalias de temperatura médias registradas pelo INMET em Junho de 2024 retratam um mês muito quente, especialmente no Centro-Oeste - com destaque para Mato Grosso do Sul.

Além da falta de chuvas, praticamente todo o país tem registrado temperaturas acima do normal neste ano. São raros os Estados que não registraram valores pelo menos um grau acima da média.

Em Junho, as temperaturas elevadas foram especialmente acentuadas no Mato Grosso do Sul, além do noroeste do Paraná e leste de São Paulo. Nessa região, as anomalias ultrapassaram os 3°C acima do normal, em comparação com o período de referência entre 1981 e 2010.

Estiagem e temperaturas altas continuarão na região Centro-Oeste

Infelizmente, as previsões não indicam melhora para a região. No momento, há um sistema de alta pressão estacionário sobre o país que está configurando um bloqueio atmosférico e impedindo o avanço normal das frentes frias e a formação de outros sistemas meteorológicos capazes de causar chuva no Centro-Oeste.

Previsão de anomalias de chuva entre 22 e 29 de Julho.
Previsão de anomalias de chuva entre 22 e 29 de Julho mostra anomalias negativas pronunciadas em todo o país, o que se traduz em baixos acumulados de chuva e um clima muito seco.

Previsões não indicam possibilidade de que o bloqueio atmosférico seja quebrado tão cedo, o que significa que a situação de estiagem continuará em toda a região central do país até o final de Julho, e possivelmente durante boa parte de Agosto também.

De maneira similar, as temperaturas vão se manter elevadas em toda a região Centro-Oeste. Previsões indicam temperaturas mais quentes que o normal no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Na maior parte de Goiás, no entanto, as temperaturas vão permanecer dentro da média para a época.

Previsão de anomalias de temperatura entre 22 e 29 de Julho.
Previsão de anomalias de temperatura entre 22 e 29 de Julho mostra anomalias positivas em quase todo o país, o que se traduz em um calor mais pronunciado que o normal para essa época.

Neste quesito, o maior destaque fica para o oeste do Mato Grosso do Sul, onde as anomalias positivas de temperatura chegam a ficar acima de três graus - reforçando a tendência de que o estado continue registrando temperaturas altíssimas ao longo deste e dos próximos meses.

EM RESUMO, as previsões indicam que a situação de estiagem no Centro-Oeste do Brasil continuará, persistindo até o final de julho e possivelmente também durante Agosto. As temperaturas permanecerão elevadas, com anomalias positivas especialmente no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Para saber mais detalhes e conferir como fica o tempo na sua cidade ao longo das próximas semanas, não deixe ainda de conferir a previsão completa e detalhada para o seu município aqui no site da Meteored | Tempo.com.