Bloqueio atmosférico traz calor de volta e temperaturas de até 30°C em pleno mês de Junho no Centro-Sul do Brasil
Após a passagem da frente fria, o Centro-Sul do Brasil começará a registrar uma gradativa elevação das temperaturas que poderão chegar aos 30°C na próxima semana, trazendo de volta a sensação de calor em pleno mês de Junho.
O Centro-Sul do Brasil tem vivido um prolongado período de dias com temperaturas mais frias, muitas vezes ficando abaixo dos 10°C ou até dos 5°C em algumas localidades, principalmente da região Sul. Essa diminuição das temperaturas veio acompanhada do estabelecimento do tempo estável em grande parte da região, o que contribuiu para a diminuição dos acumulados de chuva e para o estabelecimento de um padrão mais seco que deverá persistir nos próximos dias.
A um mês atrás, enquanto a região Sul do Brasil vivia o início da tragédia que envolvia as chuvas volumosas, as regiões Centro-Oeste e Sudeste viviam uma onda de calor fora de época, batendo novos recordes de temperaturas máximas para o mês de maio. Então, essa mudança do tempo que trouxe o tão esperado frio para a região foi bem recebida por muitos. Porém, já podemos adiantar que o frio está com os dias contados no Centro-Sul do Brasil!
Sem novas massas de ar frio, as temperaturas vão subir no Centro-Sul
Atualmente uma nova frente fria está atuando no Centro-Sul do Brasil, apesar de não ser tão intensa quanto sua antecessora e ter uma atuação mais passageira, a passagem dessa frente contribui para manter as temperaturas mais amenas, principalmente na região Sul e partes do Sudeste.
Porém, com o afastamento dessa frente fria nos próximos dias, um padrão de crista nos médios níveis da atmosfera irá se instalar sobre o continente sul-americano a partir do meio dessa semana, afetando todo o Centro-Sul do Brasil. Esse padrão de crista fará com que os ciclones e frentes frias passem em latitudes mais ao sul, não exercendo grandes influências sobre o Brasil nos próximos dias.
Inclusive, rodadas recentes do modelo ECMWF mostram o predomínio de uma alta pressão nos níveis médios da atmosfera por vários dias seguidos entre essa semana e o final da próxima, o que indica a possível configuração de um bloqueio atmosférico. Diferente do bloqueio que atuou no Brasil central entre o final de abril e início de maio, resultando nas chuvas extremamente volumosas no Rio Grande do Sul, esse bloqueio estará mais posicionado para sul, abrangendo todo o Centro-Sul do país, o que inclui a região Sul!
Com o predomínio dessa alta pressão até pelo menos o final da próxima semana, ou seja, até meados de junho (dia 15), esperamos um longo período de tempo estável, com baixos acumulados de chuva ou até mesmo nenhuma chuva em diversas partes do Centro Sul. Acompanhando essa tendência de tempo estável e predomínio de sol, as temperaturas irão se elevar no decorrer dos próximos dias, podendo chegar aos 30ºC em grande parte do Centro-Sul.
As previsões de anomalias semanais do modelo ECMWF indicam a elevação das temperaturas nessas próximas duas semanas, mostrando inclusive que essas temperaturas estarão acima do normal para esse período em grande parte do Centro-Sul do país. Nessa semana essas anomalias serão mais intensas sobre a porção oeste das regiões Sul e Centro-Oeste, mas para a próxima semana esperamos anomalias mais intensas abrangendo toda a região Sul e a porção sul das regiões Centro-Oeste e Sudeste.
Muitas cidades nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste verão os termômetros chegarem próximo ou até mesmo passarem dos 30°C durante a tarde. Inclusive cidades do Sul do Brasil que não estão acostumadas a temperaturas tão altas neste período de transição de outono e inverno poderão ver os termômetros bem perto dos 30°C por vários dias, como é o caso de Santa Maria, Porto Alegre e Alegrete, no Rio Grande do Sul.
Essas temperaturas máximas deverão ocorrer principalmente a partir deste final de semana e ao longo da próxima semana, quando teremos o predomínio de ventos vindos de norte sobre o Centro-Sul do Brasil, o que favorecerá o aumento das temperaturas e da sensação de calor durante os dias da semana que vem.