Bloqueio estabelecido! Mesmo assim há previsão de chuva em algumas áreas.
Bloqueio atmosférico está estabelecido e proporcionará dias de tempo firme e ensolarado em boa parte do Brasil. Além disso, as temperaturas aumentam e o calor se espalha pelo país. No entanto, ainda há condições para ocorrência de chuva neste fim de semana.
O padrão de bloqueio atmosférico, que estava previsto na semana passada, se estabeleceu e a condição de tempo seco, ensolarado e mais quente fará parte de boa parte do Brasil nos próximos dias.
No entanto, em algumas áreas há previsão de chuvas que podem ocorrer na forma de pancadas já neste fim de semana.
Tempo seco, quente e com alerta para baixa umidade
Neste fim de semana o tempo firme predomina em praticamente todo o país, com condições mais extremas sendo previstas para o Brasil Central em decorrência da baixa umidade e das temperaturas mais elevadas.
Do norte do Paraná, centro-norte e oeste de São Paulo, oeste e noroeste de Minas Gerais até a metade sul da Região Norte e interior do Nordeste, as temperaturas máximas variam de 28°C até 35°C, sendo mais elevadas nas regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste.
A umidade se mantém baixa e pode chegar a índices prejudiciais à saúde. Previsão de umidade relativa do ar mínima em torno dos 20% na maior parte do Brasil Central.
No entanto, na metade norte do Mato Grosso do Sul, no Mato Grosso, sudoeste do Pará, extremo sul do Amazonas e no extremo leste de Rondônia, a umidade pode atingir patamares próximos dos 10%.
Previsão de chuva para os extremos norte, leste e sul do Brasil
Bloqueio atmosférico dificulta o avanço dos sistemas frontais, mas não impede que influenciem parte do país. Desta vez uma frente fria de fraca intensidade consegue afetar o estado do Rio Grande do Sul no sábado (23).
Na sexta-feira (22), a frente fria contribui para a ocorrência de pancadas e até mesmo de temporais por volta do fim do dia no Oeste, Campanha, região Central e metropolitana de Porto Alegre. No decorrer da noite, as chuvas perdem intensidade, mas continuam a ocorrer até a madrugada do sábado (23) no leste gaúcho.
No decorrer do dia, a frente fria se afasta e uma massa de ar frio consegue atuar no oceano próximo à costa da Região Sul, favorecendo o aumento da nebulosidade a partir do fim da tarde em toda a faixa leste desde o Rio Grande do Sul até o sul de São Paulo. No período da noite, há possibilidade de chuva fraca e isolada somente nas áreas mais ao sul e leste do território gaúcho.
No domingo (24), a partir do meio da tarde, uma região de cavado se forma e novas pancadas isoladas ocorrem entre o Oeste e a Campanha do Rio Grande do Sul por volta do fim do dia.
A outra porção do Brasil com previsão de chuvas no fim de semana é o leste do Nordeste. Devido à circulação dos ventos de leste contribuem para o transporte de umidade. No entanto, não atuam de forma intensa e contribuem somente para chuvas de fraca intensidade alteram com período de melhoria desde o leste da Bahia até o Rio Grande do Norte.
As chuvas mais intensas e abrangentes acontecem no período da noite do sábado (23) e sem potencial para transtornos. Já no domingo (24), o potencial da precipitação diminui e o tempo fica mais firme com períodos mais curtos com chuva.