Bolha de Calor vai trazer temperaturas de até 42°C nesta semana para parte do Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina
A semana será de calor intenso para regiões do Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai. A presença de uma massa de ar seco prejudica a formação de nebulosidades na região fazendo com que as temperaturas possam alcançar 42°C.
O início de 2025 está sendo bastante movimentado na América do Sul e no Brasil: áreas do Norte do país recebem muita precipitação devido a atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e no Sul, a escassez de chuva e altas temperaturas.
Nesta semana mais um evento meteorológico vai acontecer, uma massa de ar quente e seco traz temperaturas de até 42°C em áreas do Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai.
Em solo brasileiro, o norte do Paraná, oeste do Rio Grande do Sul, norte do Paraná e Mato Grosso do Sul terão as maiores temperaturas do país nos próximos dias. Na faixa leste destes estados a presença de nebulosidade não permite a entrada de luz solar, o que faz com que as temperaturas fiquem mais baixas.
O calor será mais intenso no centro-norte da Argentina, nessas áreas o modelo de confiança de Meteored prevê temperaturas de 42°C com sensação térmica superior aos 45°C. Algumas cidades brasileiras já têm registrado temperaturas elevadas nos últimos dias.
Temperatura máxima registrada no domingo (12/01) pelas estações automáticas do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET):
- Bonito/MS - 36,9°C
- Planalto/PR - 34,5°C
- São Borja/RS - 34,3°C
A seguir trazemos os a previsão do tempo com mais detalhes para os o restante da segunda-feira (13), terça-feira (14) e quarta-feira (15).
Segunda-feira
As altas temperaturas já começam a serem sentidas na tarde desta segunda-feira (13). Sobre a Argentina as temperaturas variam entre 35°C, na porção central, e 38°C no extremo norte do país. No Paraguai as temperaturas já chegam aos 40°C nesta tarde. O extremo oeste do Uruguai irá registrar temperaturas um pouco mais baixas chegando aos 32°C.
No Brasil, este início de semana será com temperaturas acima da média climatológica em diversas regiões, principalmente nos Estados do Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Em São Borja/RS, por exemplo, a máxima será de 33°C enquanto que em Porto Murtinho/MS, a temperatura chega aos 38°C.
Terça-feira
À medida que a semana vai passando a bolha de calor ficará cada vez mais intensa. Durante a terça-feira (14), na área central do Paraguai a previsão mostra temperaturas de 42°C. Na Argentina as temperaturas também sobem, chegando aos 39°C e aos 35°no Uruguai.
As temperaturas elevadas vão atingir também o norte do Paraná e oeste de São Paulo, em Araçatuba/SP, a previsão indica máxima de 34°C nesta terça-feira (14). No oeste do Rio Grande do Sul, cidades como Uruguaiana/RS e Alegrete/RS, terão calor desde o início da manhã, o dia deve iniciar com temperatura próxima de 26°C e durante a tarde chega aos 34°C.
Quarta-feira
O calor toma conta do Paraguai, Uruguai, porção centro-norte da Argentina e do oeste do centro-sul do Brasil nesta quarta-feira (15). No Uruguai, os termômetros vão marcar 36°C em cidades próximas à divisa com a Argentina. Sobre o país vizinho, no Paraguai, calor de 41°C na região central do país.
As maiores temperaturas da América do Sul desta quarta-feira (15), serão registradas na área central da Argentina. O modelo de confiança da Meteored indica máxima de 42°C na região.
Porto Murtinho, no Mato Grosso do Sul, será uma das cidades mais quentes do Brasil na quarta-feira (15), a cidade tem previsão de máxima de 39°C. O sul Mato Grosso do Sul, o oeste do Rio Grande do Sul e de São Paulo e o norte do Paraná não ficam muito longe disso, a previsão é de máxima na casa dos 36°C para essas regiões. Até mesmo a capital Gaúcha deverá sentir um pouco dessa bolha de calor com temperatura máxima de 33°C.