Brusca mudança do tempo: frente fria, temporais, muito frio e geadas no Sul
Frente fria avança pela Região Sul e contribui para pancadas de chuvas que podem ocorrer na forma de temporais. Além disso, uma massa de ar que derruba as temperaturas e traz potencial para a ocorrência de geadas.
Uma intensa mudança nas condições do tempo está prevista para a Região Sul a partir deste fim de semana, com o avanço de uma frente fria, provocando chuvas na forma de pancadas isoladas que podem ocorrer na forma de temporais, e da incursão de uma massa de ar polar que derruba as temperaturas e traz potencial para a formação de geadas.
Confira a seguir os detalhes da previsão do tempo para estes eventos.
Frente fria, chuva e o risco de temporais
Na noite desta sexta-feira (26), uma frente fria começa a se formar sobre o Uruguai e o leste da Argentina, provocando chuvas intensas e temporais e já atuante no início da manhã do sábado (27).
Por volta do fim da manhã, o sistema frontal atinge a fronteira com o Rio Grande do Sul, contribuindo para pancadas isoladas e temporais. Ao longo do sábado (27), a frente fria não consegue avançar muito e até o período da noite o tempo instável fica restrito à somente a metade sul do Rio Grande do Sul.
As chuvas ocorrem na forma de pancadas isoladas, mas há potencial para acontecerem como temporais. As instabilidades atingem a região Central e metropolitana de Porto Alegre no período da noite.
Com a proximidade da frente fria, os ventos intensos de norte deixam alerta para a faixa central do território gaúcho, onde as rajadas podem chegar aos 80 km/h.
Na madrugada até o início da manhã do domingo (28), o sistema frontal avança para a metade norte do Rio Grande do Sul, provocando mais chuva e deixando alerta de temporais nas Missões e Norte do estado.
No decorrer da manhã, as instabilidades se deslocam lentamente para norte e mais para o fim do período provocam pancadas no oeste e sul de Santa Catarina, nas regiões de divisa com o território gaúcho e no norte do Rio Grande do Sul.
No período da tarde, as chuvas se espalham por todo o estado de Santa Catarina chegando ao sul, leste e oeste do Paraná. O risco para temporais é baixo e a precipitação acontece com fraca a moderada intensidade. No restante do dia, a frente fria se afasta para o oceano e atua de forma costeira, provocando chuvas no norte de Santa Catarina, no sul e leste do Paraná. Nas demais regiões catarinenses e paranaenses o tempo fica nublado, com pequena chance de chuva no noroeste do Paraná.
No início da semana, o tempo firme predomina com maior concentração de nuvens na faixa leste, que vai do litoral norte do Rio Grande do Sul, sul até o centro-leste do Paraná, com possibilidade de chuvisco no norte catarinense e no leste paranaense.
A massa de ar polar, temperaturas negativas e a formação de geadas
O ar polar começa a influenciar o tempo no extremo oeste, Campanha e sul do Rio Grande do Sul entre a noite do sábado (27) e a madrugada do domingo (28). A massa de ar polar avança ao longo do domingo (28) e no período da noite já afeta até o extremo oeste e sul de Santa Catarina.
As mínimas ocorrem no fim da noite e ficam abaixo dos 4°C na região da Campanha, no Norte e na Serra do Rio Grande do Sul, e na Serra de Santa Catarina, onde pode-se registrar 0°C.
Na segunda-feira (29), o frio se espalha por toda a Região Sul e as temperaturas mínimas ficam abaixo dos 5°C em todo o Rio Grande do Sul, porção central e oeste de Santa Catarina e no sul do Paraná. Nos Campos de Cima da Serra no Rio Grande do Sul, na Serra e Planalto Catarinenses, as mínimas podem atingir de -1°C a -3°C. Potencial para formação de geadas abrangentes em todas as regiões citadas.
Na terça-feira (30), o frio continua, mas perde intensidade devido ao deslocamento da massa de ar polar para o oceano. No entanto, ainda há potencial para formação de geada na Campanha, região Central, Norte e Serra do Rio Grande do Sul, na Serra, Planalto e Oeste de Santa Catarina.
A sensação de frio continua ao longo da semana, mas diminuindo de intensidade e sem risco para formação de geadas. Somente no norte do Paraná, as temperaturas ao longo do dia voltam a superar os 25°C.
No fim de semana seguinte, mais uma massa de ar polar volta a influenciar as condições do tempo em toda a Região Sul.