Calor e Jato em Baixos Níveis potencializam as tempestades no Sul do Brasil até o final da semana

A chegada de uma frente fria mantém o Sul do país em alerta para potenciais tempestades acompanhadas de raios e trovoadas, pelo menos até quinta-feira! O acumulado pode chegar a 200 milímetros em algumas cidades!

A atuação de uma frente fria na primeira semana da primavera deve deixar a Região Sul em alerta de tempo severo, com possibilidade de tempestades especialmente no Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

A primavera começa com risco de tempo severo no Sul

A manhã da terça-feira (24) começa com tempo firme no centro-oeste do estado do Paraná, assim como no oeste de Santa Catarina. Porém, no Rio Grande do Sul, a previsão é de tempo severo com raios e trovoadas!

Sul
A metade sul do Rio Grande do Sul deve ficar em alerta para possível formação de tempestades nesta terça-feira (24).

Na região costeira da Região Sul, a tendência é de tempo nublado, desde o Paraná até a metade norte do Rio Grande do Sul. Por outro lado, na metade sul do estado, são esperadas tempestades com raios e trovoadas no decorrer da manhã de terça-feira (24).

alerta de tempo severo
Jatos de baixos níveis, além de potencializar as tempestades, favorecem o transporte de ar quente e fumaça da Amazônia para o Sul, especialmente para o Rio Grande do Sul.

A massa de ar quente que atua sobre o Brasil Central está bloqueando o avanço das instabilidades, ou seja, impedindo que as frentes frias avancem. Com isso, o contraste entre as massas de ar quente e fria intensifica ainda mais a precipitação e favorece a ocorrência de tempestades mais severas no Sul do país.

Além disso, a fumaça proveniente do Brasil Central deve retornar ao sul do país através de uma corrente de jato em baixos níveis, deixando a qualidade do ar muito baixa, especialmente no estado do Rio Grande do Sul.

Sul
Na manhã desta quarta-feira (26), o risco de tempestades está concentrado na metade sul do Rio Grande do Sul.

Entre o final da noite de terça-feira (24) e o início da manhã de quarta-feira (25), as instabilidades retornam e a chuva se dirige para a porção sudeste e central do Rio Grande do Sul, com possibilidade de raios e trovoadas. Nos estados de Santa Catarina e do Paraná, não há previsão de chuva entre o final da noite de terça-feira e o início da manhã de quarta-feira.

Sul
Tempestades podem vir acompanhadas de raios e trovoadas na noite desta quarta-feira (25).

No período da tarde, as instabilidades se espalham pela porção central do Rio Grande do Sul de maneira mais esparsa, e, a partir da noite, a chuva volta a ganhar intensidade, com alta probabilidade de raios e trovoadas entre o centro-oeste e o centro-leste do estado. As chuvas atingem o estado com intensidade moderada a forte.

Sistema frontal
O sistema frontal avança sobre a metade norte do Rio Grande do Sul durante a quinta-feira (26).

Entre a noite de quarta-feira (25) e quinta-feira (26), o sistema avança sobre a metade norte do Rio Grande do Sul e no início da tarde de quinta, segue para a capital Porto Alegre, com chuvas intensas acompanhadas de rajadas de vento e trovoadas. No decorrer da tarde de quinta-feira (26), as chuvas perdem intensidade no Rio Grande do Sul e o sistema passa a avançar sobre o estado vizinho, de Santa Catarina.

Ao final do dia, a frente fria intensifica-se nas regiões central e leste de Santa Catarina, colocando o estado em alerta para condições severas. Já no Rio Grande do Sul, as chuvas serão de fraca intensidade nas áreas norte e leste.

Chuva
O acumulado de chuva pode atingir 200 milímetros até o final da noite de quinta-feira (26) em algumas cidades do Rio Grande do Sul.

Até o final da noite de quinta-feira (26), o acumulado de precipitação pode atingir 200 milímetros em algumas cidades, principalmente na metade sul do Rio Grande do Sul, devido à frente fria que traz potencial para tempestades com raios e trovoadas. A partir de sexta-feira (27), espera-se que o sistema frontal perca intensidade e os riscos de tempo severo tendem a diminuir no final da semana.