Calor e temporais marcam o fim de semana na Região Sul
Neste fim de semana, as temperaturas continuam elevadas e o risco de temporais aumenta no domingo nos três estados da Região Sul, com potencial para transtornos.
Nos últimos dias, o tempo quente e com pancadas e temporais vem marcando os estados da Região Sul: Paraná e Santa Catarina com temporais e chuvas intensas e o Rio Grande do Sul com temperaturas elevadas e máximas de mais de 38°C no oeste do estado.
No fim de semana, um sistema frontal consegue influenciar o tempo em parte da Região Sul contribuindo para o aumento da umidade e para a redução do calor, que ainda será presente nos três estados. O maior destaque é o risco de chuvas intensas e de temporais que atingem os três estados. Confira os detalhes da previsão do tempo.
Previsão do tempo para o sábado
Manhã de sábado (21) com tempo firme em toda a Região Sul, mas devido à influência de uma região de sábado no Sudeste, há muita nebulosidade no leste e norte de Santa Catarina, no norte e centro-leste do Paraná. No Rio Grande do Sul, o sol predomina em todas as regiões.
No fim do período, uma frente fria que atua no Uruguai, consegue influenciar o tempo nas regiões de fronteira da Campanha e do Oeste do Rio Grande do Sul, com possibilidade de temporais e pancadas de chuva de até forte intensidade.
No período da tarde, o sol predomina em praticamente toda a Região Sul, com temperaturas elevadas e máximas em torno dos 30°C na maioria das localidades e de até 37°C na região central do Rio Grande do Sul.
O sistema frontal consegue avançar com fraca intensidade e são esperadas pancadas isoladas, com risco de temporais na Campanha, Sul e Oeste do Rio Grande do Sul. Por volta do fim do período as instabilidades podem atuar nas Missões e na região Central.
Previsão do tempo para o domingo
No domingo (22) o sistema frontal continua atuando de forma costeira sobre o Rio Grande do Sul o que contribui para a formação de instabilidades entre Passo Fundo, Caxias do Sul, Rio Pardo e a região de Porto Alegre, onde há potencial pancadas isoladas que podem ocorre com forte intensidade já pela manhã. Nos estados de Santa Catarina e do Paraná, o tempo firme predomina.
Por volta do fim da manhã, as instabilidades se espalham pelo norte do Rio Grande do Sul, sul e extremo oeste de Santa Catarina, levando potencial de temporais. O extremo oeste do Paraná também pode receber pancadas de forte intensidade.
No período da tarde, a frente fria se afasta, mas uma região de cavado se forma sobre a Região Sul. Assim, as instabilidades se espalham e levam potencial de chuvas intensas e de temporais no norte e nordeste do Rio Grande do Sul, em toda Santa Catarina, no sul e oeste do Paraná. Pancadas isoladas também atingem a região Central e metropolitana de Porto Alegre no território gaúcho.
Mais para o fim da tarde, os temporais podem atingir o leste do Paraná e o risco se mantém para o nordeste gaúcho, o leste e norte catarinense.
No período da noite, as chuvas diminuem e ocorrem com fraca intensidade somente no norte e oeste do Rio Grande do Sul. Risco de temporais e chuva forte apenas entre Rio Pardo e a região de Porto Alegre.