Calor extremo: parte da Região Sul enfrentará temperaturas de mais de 40°C
O calor arrefeceu nos últimos dias, as temperaturas continuaram a atingir valores em torno dos 30°C. Nos próximos dias parte da Região Sul, Argentina e Uruguai vão enfrentar uma nova onda de calor com máximas que podem passar dos 40°C. Confira os detalhes.
Obviamente é no verão que há a maior sequência de dias com temperaturas elevadas e sensação de calor em praticamente todo o Brasil. No entanto, eventos de onda de calor sempre se destacam e, além disso, trazem risco para a saúde para a população mais vulnerável a essa condição, como os idosos e crianças.
A Meteored Argentina já havia previsto a onda de calor juntamente com o Serviço Meteorológico Nacional (SMN). Os avisos meteorológicos do INMET já trazem os alertas de temperaturas elevadas.
A Argentina e o Uruguai já vem enfrentando dias de muito calor, que é o início da onda de calor que irá atingir a Região Sul nos próximos dias.
Onda de calor e máximas que podem passar dos 40°C
As temperaturas começam a aumentar a partir deste sábado (11), com pico de intensidade do calor no domingo (12) e na segunda-feira (13) em virtude da intensificação dos ventos de norte, que transportam o ar mais quente das áreas mais ao norte para, neste caso, o Rio Grande do Sul, o Uruguai e o nordeste e leste da Argentina. Esse empoçamento de ar mais quente ocorre em virtude da atuação de uma sistema frontal entre o leste argentino e o sul uruguaio.
Assim, o ar quente se mantém sobre toda a Região Sul, mas o acréscimo térmico mais intenso ocorre no Rio Grande do Sul e no extremo oeste de Santa Catarina e do Paraná. No entanto, é no território gaúcho que serão registradas as maiores temperaturas e sensação de calor.
Já neste sábado (11), as temperaturas aumentam bastante e já atingem os valores máximos de 33°C a 36°C no Rio Grande do Sul, sendo mais elevados na Região Central, na Campanha, no Oeste, região metropolitana de Porto Alegre e proximidades. No Uruguai e, principalmente, na Argentina as temperaturas podem chegar aos 40°C.
No domingo (12), as temperaturas máximas aumentam de 1°C a 2°C em relação ao dia anterior na maior parte das localidades da Região Sul, com com acréscimo de 3°C no oeste gaúcho. As máximas no Rio Grande do Sul e no oeste dos estados de Santa Catarina e do Paraná variam entre 33°C e 39°C, com temperaturas de 35°C a 39°C no Oeste, Campanha, Missões, região Central e metropolitana de Porto Alegre. No Uruguai e na Argentina, as temperaturas já passam dos 40°C.
Na segunda-feira (13), a região de empoçamento do ar quente se deslocam mais para norte se concentrando também na Região Sul. Assim, as as temperaturas aumentam bastante e as máximas variam de 35°C a 41°C no Rio Grande do Sul e no oeste de Santa Catarina e do Paraná podem chegar aos 36°C. No Uruguai e na Argentina, as temperaturas continuam atingindo os mesmo patamares que no dia anterior.
Terça-feira de mudança e com alertas de tempo severo
Na terça-feira (14), uma frente fria no oceano e uma região de cavado contribuem para a mudança do tempo na Região Sul. Ainda faz muito calor, mas com maiores máximas variando entre 28°C e 33°C, sendo a sensação térmica na região mais quente, o Rio Grande do Sul, de até 35°C.
Com um calor e o aumento da umidade, somados às condições mais instáveis da atmosfera, há alertas de tempo severo nos três estados do Sul. Pela manhã, a metade sul e oeste do Rio Grande do Sul já podem receber as primeiras pancadas e tempestades pontuais. A partir do fim do período e início da tarde, o potencial de eventos muito intensos de precipitação se estende para boa parte da Região Sul, com menor possibilidade para o leste e sul de Santa Catarina e o nordeste do Rio Grande do Sul.
Vale ressaltar que essa mudança irá de fato acontecer, no entanto, as regiões com maior risco de tempo severo podem mudar nos próximos dias. De qualquer forma, há alertas de chuvas intensas e tempestades nos três estados, que podem ser acompanhadas as atualizações na nossa seção de avisos meteorológicos oficiais.