Calor intenso, máximas de 40°C no CO e mudanças no Centro-Sul
Nos próximos dias o tempo seco e quente se mantém sobre boa parte do país, com máximas que ficam em torno dos 40°C em parte do Centro-Oeste e do Norte. Já no Sul, a previsão é de mudança com a chegada de uma frente fria.
Apesar do aumento da nebulosidade e da pequena possibilidade de chuva no Centro-Oeste e na Região Norte, as temperaturas se mantêm elevadas e o tempo seco predomina em boa parte do país nos próximos dias. Há potencial para que novos recordes de temperatura sejam batidos no Centro-Oeste, como em Cuiabá, onde no último domingo (25) a máxima atingiu os 39,2°C, superando os 38,5°C no dia 17 de Agosto.
No Centro-Sul, principalmente na Região Sul, a passagem de uma frente fria volta a trazer chuvas, com risco para temporais a partir da sexta-feira (30). As temperaturas voltam a cair e há risco para formação de geada em parte do Rio Grande do Sul.
Previsão do tempo
Na quarta-feira (28), o tempo segue firme e ensolarado em boa parte do país. No Centro-Oeste e no Sudeste o sol aparece entre nuvens, mas sem previsão de chuva. As temperaturas ficam elevadas em boa parte dessas regiões, com máximas acima dos 35°C no Mato Grosso e no norte e oeste do Mato Grosso do Sul. Já no leste paulista, Rio de Janeiro, Espírito Santo e metade leste de Minas Gerais, a sensação é mais amena.
Previsão de chuva somente para o leste do Nordeste, mas não são esperados grande volumes de chuva. No Sul, o tempo firme predomina, com maior concentração de nuvens no leste de Santa Catarina e do Paraná. No Rio Grande do Sul, oeste catarinense, norte e oeste do Paraná, as temperaturas podem chegar aos 30°C na parte da tarde.
Na quinta-feira (29), sem grandes mudanças. A presença de uma frente fria no Uruguai, o escoamento de norte fica mais intenso no Centro-Sul, aumentando as temperaturas e intensificando o calor na Região Sul e no Mato Grosso do Sul. Em São Paulo e no Rio de Janeiro, apesar das máximas ficarem acima dos 25°C, a sensação ao longo do dia é agradável. Esse mesmo escoamento de norte pode contribuir para o transporte de fumaça de queimadas no Centro-Oeste e no Norte, para as áreas mais ao sul do país e para o Paraguai e a Argentina, promovendo, no máximo, um por do sol mais avermelhado.
Na sexta-feira (30), durante a madrugada, a frente fria passa a atuar no Sul, Campanha e Oeste do Rio Grande do Sul, provocando chuva com risco para temporais e queda de granizo. Na porção central do estado, os ventos de norte podem atingir rajadas entre 60 e 80 km/h que trazem potencial para transtornos. Como o sistema não avança essa condição se mantém durante a manhã e a tarde, somente a partir do fim do dia que as chuvas se espalham pela metade sul e, durante a madrugada, atingem todo o estado levando risco de temporais.
No restante do país, o tempo firme predomina e as temperaturas ficam mais levadas, com sensação de calor. No Mato Grosso, Rondônia, Tocantins e sul do estado do Amazonas e do Pará, as máximas ficam em torno dos 40°C.