Calor intenso retorna para o Sul e o Sudeste do Brasil já no início de outubro

Outubro vai começar muito quente em boa parte do país o que inclui as regiões Sul e Sudeste devido atuação da onda de calor. Saiba o que esperar e até quando isso vai durar.

onda
Intensa onda de calor vai abrir o mês de outubro e persistir durante toda a primeira quinzena, a qual vai gerar temperaturas muito acima do normal no Sul e no Sudeste.

Apesar da repentina queda de temperatura esperada em partes do Sul e do Sudeste neste finalzinho de setembro devido ao avanço de uma frente fria, outubro já vai começar com temperaturas elevadas e com um calor acima do normal.

O calorão com temperaturas próximas aos 40°C em diversas cidades das duas regiões é consequência de uma intensa onda de calor que deve perdurar por dias consecutivos ainda.

A intensa onda de calor vai abrir o mês de outubro com temperaturas bem acima do normal no centro-sul do Brasil. Desde cidades do Rio Grande do Sul até cidades de Minas Gerais podem registrar desvios de 3°C a 10°C acima da média.

A onda de calor já se faz presente sobre partes do centro-sul brasileiro e até mesmo para a primavera, muitos têm sentido o impacto das altas temperaturas, principalmente quando somadas ao tempo muito seco, o que gera baixíssimos índices de umidade relativa do ar e o aumento das queimadas.

Primeira semana de outubro

Outubro vai começar na próxima terça-feira já sob a influência de uma intensa onda de calor que pode gerar temperaturas com anomalias entre 3°C e até 10°C ou mais, ou seja, muito mais quente que o normal, algo que deve atingir quase todo o Sul e quase todo o Sudeste.

onda
Primeira semana de outubro com temperaturas muito acima do normal para o período devido intensa onda de calor. Fonte: ECMWF

O mapa acima mostra a projeção de anomalias de temperaturas pelo modelo europeu ECMWF que leva em consideração quantos graus acima da média climatológica podem fazer dentro deste período entre 30 de setembro e 07 de outubro.

Nas áreas em vermelho do mapa são esperados desvios entre 3°C e 6°C, enquanto nas áreas em vinho podem ter desvios de até 10°C, o que mostra que fará muito calor em quase todo o Sul e Sudeste, porém, as maiores áreas de risco quanto ao calor excessivo serão: oeste de Santa Catarina, oeste do Paraná, boa parte do estado de São Paulo e cidades no Triângulo Mineiro.

Dentro deste período existe a tendência de passagem de uma frente fria, ou seja, pancadas de chuva são esperadas, mas ainda assim o calorão irá prevalecer, o que significa que as chuvas serão rápidas, passageiras e mal distribuídas, algo ainda característico desse início de primavera.

Segunda semana de outubro

Apesar das pequenas mudanças no tempo com possibilidade de eventos de chuva pelo centro-sul do Brasil, a intensa onda de calor ainda chamará a atenção não só na primeira semana como na segunda semana de outubro também.

segunda
Segunda semana de outubro será mais quente que o normal entre Sul e Sudeste devido persistência da onda de calor. Fonte: ECMWF

No período entre 7 e 14 de outubro ainda são esperadas temperaturas acima do normal na maior parte do centro-sul do país. O mapa acima mostra desvios entre 3°C e 6°C em todas as áreas em vermelho no Sul e no Sudeste, o que mostra a continuidade de atuação da onda de calor, ainda que comece a ficar menos intensa.

A tendência é que a onda de calor atue até a primeira quinzena de outubro, e que após esse período vá embora devido ao aumento das chuvas, tanto e frequência como em abrangência e volume.