Calor retorna com força no Rio Grande do Sul e interior da Região Sul

Com o afastamento da massa de ar frio, a temperatura volta a subir em boa parte da Região Sul e as temperaturas podem atingir patamares próximos dos 40°C em algumas áreas. Confira a previsão e saiba quando deve voltar a refrescar.

calor
Calor volta a ser protagonista na Região Sul e as máximas em algumas localidades podem chegar aos 40°C.

Com o avanço de uma frente fria no início desta semana, o início da formação de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) se deu na porção central do país o que já rendeu chuvas intensas e transtornos, como o já relatado eventos extremo neste segunda-feira (07), no sul do Rio de Janeiro.

No entanto, outra condição chamou à atenção no início desta semana. Com o avanço da frente fria até a altura do Sudeste, uma massa de ar frio passou a atuar no Sul, proporcionando condições térmicas bastante agradáveis, principalmente na porção leste dos três estados da Região e também do estado de São Paulo e no Rio de Janeiro. Além disso, houve registro de geada em pleno verão na região de São Joaquim, na serra catarinense, que para a localidade é algo muito comum devido à sua elevada altitude.

Apesar de o sistema de alta pressão, a massa de ar frio, ainda influenciar as condições do tempo nos próximos dias, as temperaturas voltam a subir e o calor será intenso com máximas chegando próximas dos 40°C em algumas áreas.

Retorno do calor e máximas de até 40°C

Nesta quarta-feira (09), a massa de ar frio se encontra sobre a Região Sul com seu núcleo ao sul do Uruguai. Ligeira sensação de frio pela manhã com mínima entre 11°C e 15°C em boa parte dos três estados. Na região de Porto Alegre, litoral de Santa Catarina e norte do Paraná, as mínimas ficam entre 17°C e 19°C.

calor
Previsão das máximas pelo modelo ECMWF para a quarta-feira (09).

No decorrer do dia, a massa de ar de ar frio perde intensidade e se desloca para o oceano, o que permite um maior ganho térmico devido à diminuição da sua influência e pelo dia ensolarado em praticamente todo o Rio Grande do Sul e no interior dos demais estados da Região. Máximas de até 34°C no extremo oeste e noroeste gaúcho. Nas demais áreas as máximas variam entre 27°C e 32°C, com valores de até 26°C na serrana.

Em Santa Catarina e no Paraná, as áreas do mais a oeste registram máximas de 32°C e 33°C, diminuindo até o leste, onde as temperaturas não devem passar dos 26°C devido à atuação da massa de ar frio que também contribui com os ventos de leste e, consequentemente para o tempo nublado. Em Curitiba, a máxima fica em 23°C.

Na quinta-feira (10), o afastamento da alta pressão continua, mas a sua contribuição em relação ao transporte do ar mais frio e da umidade para o leste de Santa Catarina e do Paraná continua.

calor
Previsão das máximas pelo modelo ECMWF para a quarta-feira (10).

O resultado ainda é de ligeira sensação de frio no início da manhã, com mínimas por volta de 1°C a 2°C acima em relação ao dia anterior. O mesmo ocorre com as máximas, no entanto, o acréscimo médio para todo o Sul deve ser de 2°C a 3°C. Assim, as áreas mais quente, que compreendem o oeste e noroeste do Rio Grande do Sul, o oeste de Santa Catarina, oeste e noroeste do Paraná as máximas variam de 32°C a 37°C, com os maiores valores no território gaúcho.

Na sexta-feira (11), a alta pressão já se encontra bem mais afastado no oceano e influencia muito pouco a Região Sul, tanto que se observa uma redução da nebulosidade na porção leste. No entanto, a partir da tarde uma região de cavado se forma e proporciona aumento das nuvens nos três estados e a possibilidade de chuva isolada por volta do fim do período entre o sul catarinense e o nordeste gaúcho.

calor
Previsão das máximas pelo modelo ECMWF para a quarta-feira (11).

Voltando às temperaturas, essa nova configuração proporciona mais um aumento nas mínimas de maneira geral de 1°C a 2°C, mas ainda proporcionando uma condição amena no início da manhã. Quanto às máximas, esse é o dia mais quente da semana e as temperaturas em praticamente toda a Região Sul ficam acima dos 30°C, com exceção das regiões mais elevadas, onde as máximas variam entre 25°C e 28°C.

No caso das maiores temperaturas, as regiões Oeste, Missões, Central e da Campanha podem registrar valores de 37°C a 40°C. No extremo oeste catarinense, oeste e sudoeste do Paraná, as máximas variam entre 33°C e 35°C.

Frente fria no fim de semana promove o alívio

Já no sábado (12), uma frente fria avança pelo Rio Grande do Sul e chega ao Paraná no domingo (13), proporcionando chuvas que até o momento podem ser de forte intensidade, principalmente no território gaúcho. A redução das temperaturas ocorre no mesmo dia, mas é mais intensa nos dias seguintes. No entanto, se trata de um evento mais fraco em comparação a este último.