Canal de umidade continua sobre o Brasil até a quarta-feira: risco de tempestades e de acumulados acima dos 150 mm

Até quarta-feira, pancadas de chuva moderadas a fortes podem se formar em quase todo o centro-norte do país. Os maiores acumulados serão registrados entre Minas Gerais e Espírito Santo e podem chegar a até 150 mm totais.

Um ciclone subtropical atípico (devido à sua trajetória) foi batizado de Biguá e segue afetando a região Sul do Brasil. O sistema, embora apresente características diferentes do comum, não está provocando tempestades severas nem condições extremas nos estados do Sul.

Ainda assim, a circulação associada ao fenômeno têm contribuído para o estabelecimento de um corredor de umidade sobre o centro-norte do Brasil, que inclui a região Sudeste. A convergência de ventos e umidade traz condições favoráveis para formação de chuva nessas regiões.

Imagem de satélite (infravermelho) nesta segunda-feira às 14h.
Imagem de satélite (infravermelho) nesta segunda-feira às 14h mostra uma faixa de nebulosidade e tempestades pontuais se formando do Sudeste ao Norte, passando pelo Centro-Oeste.

Nesta segunda-feira (16), imagens de satélite mostram a posição de uma faixa de nebulosidade onde tempestades pontuais estão se formando e atuando entre as regiões Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste.

Corredor de umidade forma tempestades no Brasil

Nesta terça-feira (17), no Sudeste, o corredor de umidade forma tempestades entre o Espírito Santo e Minas Gerais, especialmente durante a tarde. O Rio de Janeiro também pode registrar chuvas pontuais. No Centro-Oeste, as tempestades se concentram entre Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal.

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu avisos para chuvas intensas de até 50 mm por dia e ventos de até 60 km/h. Há baixo risco de cortes no fornecimento de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas (raios) que podem causar transtornos para a população nos estados mencionados.

No Nordeste, as tempestades mais significativas se formam ao sul e oeste da Bahia. Na região Norte, Tocantins, Pará, Amazonas e Rondônia serão os estados mais afetados pelas chuvas, com possibilidade de pancadas especialmente durante a tarde e a noite.

Previsão de nebulosidade e chuvas para terça-feira durante a tarde.
Previsão de chuvas para terça-feira durante a tarde ilustra os estados e regiões do Brasil onde há risco de formação de pancadas de chuva, especialmente durante a tarde e a noite.

Na quarta-feira (18), as chuvas continuam afetando os mesmos estados de forma similar. Os maiores acumulados devem ser registrados entre Minas Gerais e Espírito Santo, onde a chuva pode chegar a 150 mm em pontos isolados, com risco de alagamentos, enchentes e pequenos deslizamentos de terra em áreas de risco.

Nos outros estados e regiões mencionados, há possibilidade de chuvas que, ao todo, chegam a até 100 mm acumulados entre esta segunda-feira e o final da quarta-feira.

Previsão de acumulados totais de chuva até o final da quarta-feira.
Previsão de acumulados totais de chuva até o final da quarta-feira mostra que pode chover mais de 150 mm entre o Espírito Santo e Minas Gerais. Nos outros estados, chove até 100 mm.

A partir de quinta-feira (19), o corredor de umidade perde a intensidade com a formação de um novo sistema sobre a região Sul. Ainda assim, pancadas localizadas e rápidas de chuva continuarão sendo registradas em toda a região mencionada, embora de maneira muito mais irregular e localizada.

EM RESUMO, até quarta-feira, pancadas de chuva moderadas a fortes podem se formar em quase todo o centro-norte do país. As tempestades atingem principalmente os estados de Minas Gerais, Espírito Santo, sul e oeste da Bahia, Goiás, Mato Grosso, Tocantins, Pará, Amazonas e Rondônia.

Para conferir atualizações e verificar exatamente como vai ficar o tempo no seu município ao longo dos próximos dias, não deixe de conferir a previsão detalhada para sua localização disponível aqui no site da Meteored | Tempo.com.