Capitais São Paulo e Rio de Janeiro vão enfrentar vários dias de chuva e frio

A chegada de uma frente fria na Região Sudeste aumenta a possibilidade chuvas intensas e tempestades. A massa de ar frio vai derrubar as temperaturas no final da semana.

Nesta semana, o potencial de chuvas de intensidade moderada a forte aumenta na Região Sudeste em razão da formação de um sistema de baixa pressão, que eleva o risco de alagamentos rajadas de vento e tempestades. A massa de ar frio vai derrubar as temperaturas no final da semana.

A semana no Sudeste vai ser chuvas intensas e sensação de frio

Na quarta-feira (09), a previsão é de tempo nublado com chuvas fracas sobre a metade sul de Minas e litoral do Espírito Santo. A partir de quinta-feira (10), as instabilidades começam a se espalhar pelo Sudeste do país, inclusive nas capitais São Paulo e Rio de Janeiro. O interior do estado de São Paulo e sul de Minas Gerais, incluindo o Triângulo Mineiro, têm previsão de chuvas intensas entre a tarde e a noite de quinta-feira (10).

Previsão do tempo
Instabilidades se espalham pelo Sudeste nesta quinta-feira (10), com potencial para condições de tempo severo.

Entre a noite de quinta-feira e a madrugada de sexta-feira (11), a previsão indica chuvas no Rio de Janeiro, Espírito Santo e no extremo oeste de Minas Gerais, com intensidade que pode variar de moderada a forte.

Chuva
Previsão de chuva nos estados do Sudeste na madrugada de sexta-feira (11).

Na sexta-feira (11), a chuva ganha mais intensidade sobre a Região Sudeste, especialmente no litoral de São Paulo e sul de Minas Gerais, onde são esperadas chuvas volumosas no final da manhã e tarde. No centro-norte de Minas Gerais são esperadas chuvas de intensidade fraca ao longo da sexta.

Tempestades
A previsão indica chuvas intensas, acompanhadas de raios e trovoadas, especialmente no estado de São Paulo e no sul de Minas Gerais.

Chuvas intensas e tempestades, acompanhadas de raios e trovoadas, estão previstas para a região norte e metropolitana de São Paulo, além do Triângulo Mineiro, durante a tarde de sexta-feira (11).

A partir de sábado, o sistema deve se afastar do continente em direção ao Atlântico, mas ainda são esperadas chuvas isoladas no interior de São Paulo e no centro-sul de Minas Gerais, durante a madrugada e início da noite. No domingo, as chuvas perdem intensidade e o tempo deve ficar firme, com apenas chuvas fracas pontuais no litoral de São Paulo.

Durante o fim de semana, as máximas não devem ultrapassar 23°C no Rio de Janeiro e 22°C em São Paulo, especialmente no domingo, embora no sábado a máxima possa chegar a 29°C. As mínimas ficarão em torno de 18°C e 14°C, respectivamente.

Previsão
Uma massa de ar frio avança sobre o Sudeste neste final de semana, trazendo sensação de frio para as capitais São Paulo e Rio de Janeiro.

Enquanto isso, no norte de Minas Gerais, as temperaturas máximas tendem a ficar acima dos 30°C, assim como Espírito Santo e oeste do estado de São Paulo. Na metade sul de Minas Gerais, as máximas variam entre 23°C e 24°C durante o sábado (12).

Temperaturas
São Paulo e Rio de Janeiro terão uma manhã gelada neste domingo, com mínimas variando entre 16°C e 20°C.

Durante o domingo (13), a mínima na capital fluminense deve atingir os 16°C, em São Paulo, 14°C com máxima de até 22°C. Em Belo Horizonte, as temperaturas máximas variam entre 28°C e 30°C, enquanto as mínimas chegam a 19°C. Já em Vitória, as máximas ficam entre 26°C e 32°C, com mínimas entre 22°C e 24°C.

Até o início da próxima semana, os moradores de São Paulo e Rio de Janeiro enfrentarão sensação de frio, especialmente nas primeiras horas da manhã e durante a noite.