Capital paulista bate recorde de frio dos últimos 25 anos: veja o que esperar após o registro de 5,7°C na manhã de hoje

O frio ganhou força no Sudeste, o que fez com que São Paulo batesse o recorde de frio dos últimos 25 anos para um mês de agosto. A previsão mostra que o pior já passou.

sp
Cidade de São Paulo amanheceu gelada nesta terça-feira e com apenas 5.7°C de temperatura, bateu o recorde de menor temperatura para um mês de agosto dos últimos 25 anos.

O frio ganhou força no Sudeste nesta terça-feira (27) devido ao avanço da massa de ar seco e frio, que gerou temperaturas extremamente baixas para um mês de agosto em diversas cidades do estado.

Segundo dados das estações automáticas do INMET, as menores temperaturas registradas hoje foram -1.6°C em Barra do Turvo no sul do estado, seguida por -1.2°C em Rancharia no sudoeste paulista.

Apesar das temperaturas negativas registradas em algumas cidades, o maior destaque foi o frio que fez na capital. São Paulo, com 5.7°C registrou a menor temperatura em um mês de agosto, um recorde nos últimos 25 anos.

O frio chegou de maneira tão intensa nesse finalzinho de agosto que até mesmo cidades do norte paulista sentiram a queda da temperatura de maneira significativa. Em Bebedouro fez apenas 6°C pela manhã, em Ituverava apenas 4.9°C.

Ainda fará frio nesta quarta-feira

O friozinho ainda não dará trégua sobre partes do Sudeste nessas próximas horas mesmo com o predomínio do tempo firme e ensolarado. Na próxima madrugada de quarta-feira (28) ainda são esperadas baixas temperaturas sobre áreas do estado de São Paulo.

frio
Manhã de quarta-feira (28) ainda será fria em parte do Sudeste. Mínima prevista em São Paulo é de 6°C.

O mapa acima mostra a previsão de 6°C na capital paulista e o friozinho espalhado pelas áreas em verde. Porém, ao que tudo indica, não fará mais frio que hoje, ou seja, não há potencial para a quebra do novo recorde por enquanto.

O pior já passou?

Apesar do frio intenso que quebrou um recorde em São Paulo e da persistência da massa de ar polar até meados desta semana, as previsões do modelo europeu ECMWF indicam que o pior já passou, porque a tendência é de gradual elevação das temperaturas nos próximos dias.

A frente fria já foi embora e agora o registro é de enfraquecimento da massa de ar polar sobre o Sudeste. Para os últimos dias de agosto, a projeção é de temperaturas mais elevadas, principalmente a tarde, algo que vai configurar uma grande amplitude térmica, então haja saúde!

Os mapas acima mostram a tendência de aumento das temperaturas pelo centro-sul do país nos próximos dias, e não será diferente em São Paulo. A capital paulista pode registrar mínima de 9°C e máxima de 24°C na quinta (29) e mínima de 11°C e máxima de 29°C na sexta (30).

O que esperar em setembro

Como agosto já se despede nos próximos dias, fica a expectativa do que esperar em setembro. Será que tem outra onda de frio tardia prevista ou será que o próximo mês será marcado por ondas de calor?

calor
Mapas mostram tendência de temperaturas em setembro. Modelo aposta em onda de calor na primeira quinzena com anomalias de até 7°C acima do normal. Fonte: ECMWF

Setembro será mais quente que o normal na maior parte do país com expectativa de formação de uma onda de calor logo no comecinho do mês. O mapa acima mostra a projeção do modelo europeu ECMWF com anomalias de até 7°C acima do normal nas áreas em vermelho, o que pega boa parte do estado de São Paulo.

Esse calorão deve persistir nas próximas semanas como mostram os mapas em sequência. A onda de calor deve persistir durante a primeira quinzena, inclusive com potencial de maior intensificação no período entre 09 e 16 de setembro. Só depois disso que o calorão deve diminuir.