Carnaval com formação de baixa pressão e chuvas intensas na Região Sul
Feriado de Carnaval será com aumento das chuvas em parte da Região Sul, com acumulados que podem passar dos 100 mm até a terça-feira. Confira os detalhes da previsão e os alertas.
Nos últimos dias uma mudança de padrão se estabeleceu com a formação e o avanço de uma frente fria no centro-sul do Brasil, que acabou por provocar chuvas de até forte intensidade em parte da Região Sul. Além disso, uma massa de ar frio baixou as temperaturas e trouxe um cenário de mais frio que o normal e muito parecido com o outono.
Aqui na Meteored Brasil já havíamos anunciado sobre essa mudança durante todo o Carnaval e trouxemos a razão desta mudança de padrão. Agora trazemos uma atualização da previsão para o início da semana de como se dará o aumento das chuvas e os alertas no feriado.
Feriado de Carnaval com alerta de chuva volumosa
Uma região de cavado que está contribuindo para as chuvas no leste de São Paulo, como já comentado, na noite deste domingo (20) se desloca para sul e começa a se intensificar, iniciando o processo de formação de uma baixa pressão.
Assim, no início da manhã de segunda-feira (20), chuvas de moderada a forte intensidade ocorrem no leste do Paraná, no norte e litoral norte de Santa Catarina, com chuvas mais pontuais no sul e oeste catarinense, no norte, sudoeste e extremo oeste do Paraná. No Rio Grande do Sul, muita nebulosidade e chuva fraca nas localidades próximas à divisa com o sul de Santa Catarina.
No decorrer da manhã, as chuvas ganham intensidade e abrangência, deixando em alerta todo o estado de Santa Catarina, o nordeste do Rio Grande do Sul, o leste, sudoeste e extremo oeste do Paraná.
A partir do início da tarde, as chuvas ganham intensidade no nordeste gaúcho e se espalham por todo o território paranaense, com eventos mais intensos no norte e oeste do estado. Em Santa Catarina, as chuvas continuam com fraca a moderada intensidade, mantendo o potencial para alagamentos e inundações.
No período da noite, as chuvas diminuem no interior, mas continuam com forte intensidade no leste de Santa Catarina e no litoral norte do Rio Grande do Sul. Devido à persistência das chuvas, o sul e norte de Santa Catarina podem registrar deslizamentos de terra.
Na terça-feira (21), durante a madrugada e a manhã, as chuvas não dão trégua no leste de Santa Catarina e no centro-leste e norte do Paraná, com precipitação ocorrendo com até até forte intensidade, o que aumenta o potencial para alagamentos, inundações e deslizamentos. Mais para o fim do período, instabilidades passam a atuar no noroeste e oeste do Paraná.
No período da tarde, as chuvas continuam no leste e norte de Santa Catarina e do Paraná. No entanto, passam a ocorrer nas demais regiões desses estados na forma de pancadas e com possibilidade de tempestades. A partir do fim do período, a chuva reduz gradativamente e não há potencial para eventos intensos.
No Rio Grande do Sul, o tempo na terça-feira (21) é de muita nebulosidade no leste, nordeste e extremo norte do estado, com chuvas de fraca a moderada intensidade ocorrendo no máximo nas áreas próximas à divisa com Santa Catarina na porção nordeste. No restante do território gaúcho, o tempo firme predomina.