Centro de alta pressão define o tempo na Região Sul nesta semana

Atuação de anticiclone deixa o tempo estável na Região, mas chuvas fracas a moderadas e acumulados consideráveis estão previstos para o litoral entre Santa Catarina e Paraná.

previsão, chuva acumulada, ecmwf
Chuva acumulada até o próximo sábado na Região Sul. Litoral catarinense terá chuva constante.

A Região Sul do Brasil terá uma semana de tempo estável, sob a influência de um sistema de alta pressão atmosférica. Isso se dará por dois motivos: a presença de uma crista no escoamento de 500 hPa (giro anti-horário do vento em torno de 5 km de altura) e a persistência do movimento ascendente sobre o Brasil Central (pois muito ar subindo no Brasil Central, e causando chuvas, tende a descer em outras regiões, como o Sul, dificultando a formação de áreas instáveis).

Neste cenário, a previsão é de tempo mais estável no interior dos três estados do Sul, porém com chuva, de fraca a moderada intensidade, na região litorânea.

previsão, nuvens e vento, ecmwf
Prolongamento da Alta Subtropical vai atuar sobre o Sul nesta semana, deixando tempo firme no interior e muitas nuvens no litoral.

Embora a condição de alta pressão mantenha o tempo com predomínio de sol no interior, os ventos úmidos que soprarão do mar de forma persistente em direção à costa de Santa Catarina e Paraná trarão chuvas que não devem ser fortes, mas que vão atuar de forma persistente ao longo de toda a semana, resultando em acumulados consideráveis.

Rio Grande do Sul tem semana de sol e calor no interior

O Rio Grande do Sul terá tempo firme nesta segunda (28) e em grande parte da terça (29). A partir do final da terça, a nebulosidade aumenta no litoral e algumas chuvas fracas e esparsas podem acontecer. Este padrão persiste até o final da semana.

previsão, anomalia de temperatura, ecmwf
Calor no centro-oeste gaúcho: temperaturas podem ficar até 6°C acima da média climatológica.

As temperaturas ficam altas no centro e oeste do estado, devido à ausência de chuvas, menor nebulosidade e ventos predominantes de quadrante norte, principalmente a partir da quarta-feira. As temperaturas máximas em Uruguaiana e Santa Maria passam dos 30°C na quinta (31) e sexta (01/11), e na capital Porto Alegre as máximas ficam em torno dos 28, 29°C todos os dias.

No litoral catarinense, altos acumulados de chuva

As temperaturas em Santa Catarina ficam um pouco mais amenas que no Rio Grande do Sul, porém ainda faz calor. As máximas no interior oscilam entre 27 e 29°C. Já no litoral, a temperatura fica mais amena, pois o que vai predominar é muita nebulosidade e chuvas constantes.

previsão, chuva, ecmwf
Ventos úmidos soprando do mar mantém muitas nuvens e chuva persistente no litoral, com maiores acumulados entre Santa Catarina e Paraná.

Florianópolis terá uma semana de tempo fechado, com chuvas constantes deste terça até pelo menos o próximo domingo. Não são esperados temporais, porém como a chuva será praticamente constante, os acumulados serão consideráveis, em torno de 55 mm até o final de sábado. As temperaturas na capital catarinense não sobem muito, não passam dos 25°C na semana.

Paraná segue o mesmo padrão

No Paraná, o padrão será semelhante ao de Santa Catarina, com tempo mais estável no interior e chuvas contínuas ao longo do litoral. Algumas instabilidades de pequena escala devem trazer chuva fraca a moderada para o interior do estado na tarde de terça (29), mas depois o tempo firma e a chuva fica concentrada realmente apenas no litoral.

Na capital paranaense, a semana será de chuva e sensação de frio. Curitiba terá predomínio de nebulosidade e chuva fraca a partir de quarta até pelo menos domingo, e com isso as temperaturas máximas não devem passar dos 23°C. As mínimas, pela manhã, ficam em torno dos 15°C.