Centro-Oeste possui mais de 500 municípios sob alerta meteorológico: Cuiabá, Goiânia e DF estão em risco de tempestades

INMET emite alerta de chuvas intensas e tempestades, para os estados do Centro-Oeste. Confira quais locais possuem risco de tempo severo com raios e trovoadas.

A última semana de outubro começou com previsão de chuvas intensas e tempestades em várias regiões do Brasil, incluindo o Centro-Oeste. Um canal de umidade no centro-norte trará bastante instabilidade aos estados dessa região, com acumulados que podem se aproximar de 100 milímetros até o final da semana.

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta de chuvas intensas, com grau de severidade de perigo potencial para os estados da Região Centro-Oeste.

O alerta começou na manhã desta terça-feira (29) e é válido até as 10h desta quarta-feira (30). São esperadas chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos fortes que podem variar de 40 a 60 km/h. Ao todo, são 542 municípios em alerta, sendo 242 em Goiás, 200 em Mato Grosso e 100 no Mato Grosso do Sul.

Previsão
INMET alerta para chuvas intensas e tempestades em estados da Região Centro-Oeste.

Estados do Centro-Oeste estão em alerta para chuvas intensas

As chuvas mais intensas devem ocorrer entre o final da manhã e o início da tarde de quarta-feira (30). Entre a noite de terça-feira (29) e a madrugada de quarta-feira (30), instabilidades podem provocar chuvas de forte intensidade, com raios e trovoadas, no nordeste de Mato Grosso, norte de Mato Grosso do Sul e leste de Goiás.

Previsão
Chuva prevista no Centro-Oeste na madrugada de quarta-feira (30).

Na manhã de quarta-feira (30), espera-se bastante nebulosidade e chuvas pontuais no centro de Mato Grosso, inclusive na capital Cuiabá, enquanto o tempo tende a ficar mais firme no sul de Mato Grosso do Sul. Ao final da manhã, as instabilidades começam a se organizar, e durante a tarde, a combinação de calor e umidade favorece a formação de tempestades com raios em grande parte do Centro-Oeste.

Raios
Densidade de raios prevista na tarde de quarta-feira (30) no Centro-Oeste.

São esperadas pancadas de chuva de intensidade moderada a forte no centro-sul e norte do Mato Grosso, além do centro-leste e nordeste de Goiás, incluindo a capital Goiânia e o Distrito Federal. Para o Mato Grosso do Sul, a previsão é de tempo nublado com chuvas fracas ou chuviscos durante a quarta-feira (30). À noite, a expectativa é de que as chuvas atinjam áreas isoladas do Centro-Oeste, como o centro-leste do Mato Grosso e o centro-norte de Goiás, e essa condição deve persistir no início da manhã de quinta-feira.

Centro-Oeste
Instabilidades devem se formar na tarde de quinta-feira (31) sobre o Centro-Oeste do país.

Na tarde, as chuvas retornam com forte intensidade, trazendo risco de tempo severo para grande parte da região, exceto no Mato Grosso do Sul, onde são esperadas apenas chuvas fracas e pontuais. À noite, as chuvas se tornam mais esparsas no Centro-Oeste, mas ainda há risco de tempo severo em algumas áreas do centro-sul do Mato Grosso e no sul de Goiás.

Previsão
Chuva prevista na tarde desta quinta-feira (31) no Centro-Oeste.

Para a sexta-feira, o cenário é semelhante ao dia anterior, com manhã nublada e chuvas dispersas sobre o Centro-Oeste. À tarde, as instabilidades ganham intensidade, aumentando a possibilidade de tempestades com raios e trovoadas, especialmente no centro do Mato Grosso, em Goiás e no extremo norte do Mato Grosso do Sul e em Brasília.

Embora o alerta do INMET tenha vigência até a manhã de quarta-feira (30), o risco de tempo severo e chuvas intensas permanece até o final da semana nos estados do Centro-Oeste, com exceção do sul do Mato Grosso do Sul, como pôde ser visto na previsão acima.

Previsão
Acumulado de precipitação previsto até a noite de sexta-feira (01).

Até o final da noite de sexta-feira (01), os maiores acumulados de chuva são esperados no sudeste do Mato Grosso e leste de Goiás, onde os valores podem variar entre 90 e 100 milímetros. No restante da região, os acumulados devem variar entre 40 e 70 milímetros, com exceção do centro-sul e do norte do Mato Grosso do Sul.