Chuva acumulada para a próxima semana: onde e como vai chover no Brasil
Massa de ar polar vai garantir o tempo firme em boa parte do Brasil na próxima semana, mas também vai contribuir para o aumento das chuvas em parte do leste da Região Nordeste. Há previsão de chuva para Norte e para uma pequena parte do Rio Grande do Sul.
Na última semana, uma intensa frente fria e massa de ar polar passou a atuar no Brasil, trazendo o evento de frio mais intenso do ano até o momento. Neste domingo (11), uma outra massa de ar polar começa a atuar no centro-sul do país, intensificando o frio nos próximos dias.
Esse mesmo sistema mantém o tempo firme e praticamente sem nuvens em boa parte do Brasil na próxima semana. Por outro lado, ao se deslocar para o oceano, há o favorecimento da atuação dos ventos de leste, que transportam umidade do oceano para parte do leste da Região Nordeste.
Já na Região Norte, pancadas isoladas ficam restritas ao extremo norte da Região, mas sem produzir acumulados significativos.
Mais para o fim da semana, o tempo volta a mudar em uma pequena parte do estado do Rio Grande do Sul, onde há previsão de chuva fraca e sem acumulados expressivos.
Acumulado de chuva para na próxima semana
A segunda-feira (12) é um dia de praticamente 0 mm de chuva no Brasil. Nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, o tempo firme predomina ao longo de todo o dia, com formação de nuvens mais frias e elevadas entre essas regiões.
No Nordeste, o tempo firme predomina em boa parte da Região, com tempo fechado no período da manhã no leste da Bahia, onde há previsão de chuva fraca ou chuvisco na porção norte e na região de Salvador.
Na região Norte, previsão de chuvas a partir da tarde na forma de pancadas de até forte intensidade no norte do Amazonas e no estado de Roraima.
Terça-feira (13) de mais um dia de tempo firme em praticamente todo o Brasil. Pequena mudança no tempo no Sudeste, com tempo nublado pela manhã no leste de São Paulo e no Rio de Janeiro. Não se descarta a ocorrência de chuvisco.
No norte do Espírito Santo, no nordeste de Minas Gerais e no sul da Bahia, uma frente fria deixa o tempo nublado e com chuvas de fraca intensidade, com maior abrangência no sul baiano. No restante da Região Nordeste, o tempo firme predomina.
Na Região Norte, as chuvas continuam ocorrendo no norte do Amazonas e em Roraima, mas de forma mais isolada a partir da tarde.
Quarta-feira (14) e na quinta-feira (15) são dias sem mudanças significativas. O tempo segue firme e ensolarado em praticamente todo o Brasil, com céu nublado ao longo do dia e chuva somente no leste da Bahia, mas agora atingindo a região de Salvador. Na região Norte, pancadas isoladas a partir da tarde, no noroeste do Pará, norte do Amazonas e em Roraima.
Na sexta-feira (16), com chuvas ocorrendo no leste da Bahia, com maior abrangência e intensidade na região de Salvador, mas sem potencial para transtornos. Na Região Norte, o potencial de chuvas reduz bastante, com chuvas muito pontuais somente na porção centro-sul do Amazonas e no estado de Rondônia, onde a possibilidade é muito pequena.
A Região Sul tem uma pequena mudança no tempo no Rio Grande do Sul, uma região de mais instabilidade atua no sul do território gaúcho, proporcionando aumento da nebulosidade na metade sul do estado, incluindo a região de Porto Alegre, no período da manhã, mas sem previsão de chuva. Mais para o fim do dia, instabilidades conseguem se formar no sul do Rio Grande do Sul e, ao longo da noite e madrugada, há previsão de chuva fraca.