Chuva e ventos no Sul, frente fria no Sudeste e ar frio se espalhando
Uma semana meteorologicamente agitada no centro-sul do país. Alertas de tempo severo continuam na Região Sul e o ciclone extratropical provoca mudanças no Sudeste. Além disso, uma massa de ar frio se espalha por boa parte do centro-sul.
O início desta semana foi marcado pelo processo de formação de um ciclone extratropical, uma ciclogênese, que vem provocando chuvas persistentes e de até forte intensidade na Região Sul, onde os volumes já superam a média do mês de maio no norte do Rio Grande do Sul, no sul e oeste de Santa Catarina e no extremo oeste do Paraná.
Esse mesmo sistema ainda exerce influências além da Região Sul, afetando as regiões Sudeste e Centro-Oeste, tanto com chuvas quanto de temperaturas. Confira os destaques a seguir.
Alertas de ventos e chuvas intensas na Região Sul
Na manhã da quarta-feira (04), o tempo fica nublado em boa parte da Região Sul com chuvas de fraca a moderada intensidade ocorrendo no norte e nordeste do Rio Grande do Sul, em todas as regiões de Santa Catarina e no leste do Paraná até meados do período. Para o restante da manhã a precipitação ganha intensidade e há alertas para elevado volume no norte, sul e centro-leste catarinense, região de serra e litoral norte gaúchos.
No restante do dia, as chuvas se mantêm com moderada a forte intensidade em toda a faixa leste de Santa Catarina, o que traz elevado potencial para transtornos. No leste do Paraná e no nordeste gaúcho chove com menor intensidade e sem riscos para eventos extremos.
Nem todo alerta está relacionado às chuvas. A proximidade do ciclone e sua intensificação traz potencial para intensas rajadas de ventos. Os ventos já ocorreram com moderada à forte intensidade no leste catarinense, principalmente na região de Florianópolis, na madrugada. No entanto, essa condição se mantém ao longo de toda a quarta-feira (04) com ventos de até 80 km/h pela manhã e tarde, e podendo a 100 km/h no período da noite e madrugada.
A partir da quinta-feira (05) o ciclone extratropical se afasta e o tempo instável é substituído pelo sol entre poucas nuvens, mas com uma condição de ventos persistentes ainda ao longo da quinta e da sexta-feira no leste catarinense. No entanto, não há alertas para eventos intensos.
Frente fria associado ao ciclone muda o tempo em parte do Sudeste
Na quarta-feira (04) a frente fria já atua sobre o estado de São Paulo provocando mais aumento da nebulosidade do que chuva. Pela manhã nebulosidade em todo o estado de São Paulo, sul de Minas Gerais e na região do Triângulo Mineiro, com precipitação de fraca intensidade ocorrendo no norte, centro e leste paulista. Há a possibilidade de uma intensificação das chuvas mais para o fim do período, mas nada extremo ou com potencial para transtorno.
No período da tarde, a frente fria muda o tempo no sul do Rio de Janeiro e avança mais também pelo centro-sul mineiro, provocando aumento da nebulosidade e potencial para pancadas de chuvas que podem ocorrer na forma de temporais. Por volta do fim do dia e noite, chove com fraca intensidade em todo o território fluminense, centro-sul de Minas Gerais, incluindo Belo Horizonte, e região do Triângulo Mineiro.
Na quinta-feira (05), o sistema frontal se encontra mais enfraquecido, mas contribui para o tempo mais fechado e com chuva fraca no território mineiro no eixo Patos de Minas, Belo Horizonte e Juiz de Fora, e no Espírito Santo. No período da tarde, o sistema se encontra mais deslocado para norte, levando chuva fraca e isolada na altura de Governador Valadares, com alerta de temporais no território capixaba.
No restante do Sudeste o tempo firme predomina, com destaque para o estado de São Paulo, onde o sol aparece entre nuvens e na porção litorânea entre a Baixada Santista e o litoral norte o tempo fica nublado e com possibilidade de chuvisco.
Na sexta-feira (06), o tempo firme e ensolarado predomina em boa parte da Região, com céu nublado em toda a faixa leste de São Paulo até o sul do Rio de Janeiro, no Espírito Santo e no leste e nordeste de Minas Gerais, sendo no território mineiro e capixaba com previsão de chuva fraca.
O ar frio será sentido em todo o centro-sul
Desde a terça-feira (03), uma massa de ar frio influencia a Região Sul, com temperaturas baixas e sensação de frio ao longo do dia e, principalmente durante a noite e última madrugada.
Nos próximos dias, o avanço do ar frio impulsionado pela rotação do ciclone extratropical chega ao norte do Mato Grosso e em toda a Região Sudeste. As temperaturas caem em todo o centro-sul, proporcionando ao longo do dia em toda a Região Sul, estados de São Paulo, do Rio de Janeiro, do Espírito Santo, do Mato Grosso do Sul, no sul de Minas Gerais e no Triângulo Mineiro. Nas demais áreas a sensação de frio fica restrita às noites e madrugadas.
Não se trata de um evento de frio intenso e na Região Sul, as menores temperaturas previstas ficam entre 7 e 9°C. Mais detalhes sobre as temperaturas podem ser obtidas na área de busca do site por localidade.