Chuva intensas voltam a atingir o Sul do Brasil no final da semana após forte massa de ar frio
A trégua não durou muito tempo e no final da semana a chuva retorna ao Sul do Brasil. Acumulados de até 100mm são esperados no norte gaúcho! O frio deve permanecer sobre a região.
Muitas cidades no Rio Grande do Sul continuam embaixo d’água mesmo com a pequena trégua registrada entre ontem e hoje devido ao avanço de uma massa de ar seco e de ar frio que derrubou as temperaturas também de maneira acentuada.
O estado de calamidade continua mesmo onde o nível da água já abaixou, tem muita lama e muita destruição, em que as cidades continuam sem energia elétrica e com acesso limitado a itens básicos de sobrevivência.
A trégua das chuvas intensas veio com o avanço de uma massa de ar seco e frio associada a uma área de alta pressão atmosférica. O frio se espalhou hoje cedo não só pelo Rio Grande do Sul, como atingiu também áreas de Santa Catarina e do Paraná. Em Quaraí fez 0,3°C, em Ausentes fez 0,8°C e em São Joaquim fez 1,6°C segundo o INMET.
Chuva retorna à Região Sul após pequena trégua
O tempo seco não vai durar muito tempo no Sul do Brasil e a partir da manhã desta quinta-feira (16) já são esperadas novas pancadas de chuva associadas a duas áreas de baixa pressão atmosférica, uma no oceano e outra no interior do continente.
Aliás, até a noite da sexta-feira (17) são esperados mais de 100 milímetros de precipitação no norte do Rio Grande do Sul, um volume que também pode chegar de maneira expressiva em pontos do oeste de Santa Catarina e no sudoeste do Paraná. Não se descarta o risco para mais transtornos relacionados a alagamentos, e há potencial para ventos, trovoadas e descargas elétricas.
Na Região Metropolitana de Porto Alegre volta a chover também, mas a boa notícia é que será com menor intensidade, com menores acumulados. Apesar da chuva de fraca a moderada intensidade, é preciso continuar monitorando o nível do lago Guaíba que voltou a subir no final de semana passado.
Entre o sábado (18) e o domingo (19) a chuva já deve perder força sobre a maior parte do Sul do país, e as pancadas serão substituídas novamente pelo tempo seco, com variação de nebulosidade e pela temperatura baixa. Em Porto Alegre, por exemplo, são esperadas mínimas de apenas 9°C no final de semana.