Chuva retorna ao Sudeste acompanhada de queda nas temperaturas. Confira os municípios que serão afetados
Esta semana será marcada pelo retorno das chuvas e por uma queda das temperaturas em parte da região Sudeste. No entanto, tudo indica que essa mudança estará restrita a municípios mais próximos do litoral.
Com o avanço de um sistema frontal, parte da região Sudeste registrará formação de nebulosidade intensa, chuva e também uma queda nas temperaturas ao longo dos próximos dias, o que representa uma quebra no padrão de tempo seco e grande amplitude térmica que estava sendo registrado nos últimos dias.
No entanto, nem todos os municípios serão atingidos. Especialmente aqueles que estão mais distantes do litoral não devem ser influenciados pelo sistema e continuam com tempo seco e quente. Por isso, vamos conferir agora quais municípios serão afetados pelo sistema ao longo dos próximos dias.
Como fica a distribuição de chuvas na região Sudeste?
Em São Paulo, as chuvas se concentram no Litoral Sul, na Região Metropolitana e no Vale do Paraíba, e se iniciam na noite de segunda-feira (29). Durante a terça-feira (30) e a quarta-feira (31), ainda podem haver ocorrência de chuvisco e chuva fraca. Infelizmente, não há previsão de chuvas no interior do Estado.
No Rio de Janeiro, as chuvas ocorrem predominantemente durante a terça-feira (30) e atingem o Estado inteiro, mas o Sul fluminense e a região metropolitana são as áreas que devem registrar os maiores acumulados, em torno de 50 mm. Chuvas fracas e chuvisco também podem ser registrados durante a quarta-feira (31).
No Espírito Santo, as chuvas se inicial no litoral ao longo da terça-feira (30), persistem durante a quarta-feira (31) e podem continuar também ao longo da quinta-feira (01), atingindo todo o Estado. Os maiores acumulados são esperados na região litorânea, mas chuva fraca também atingirá o interior do Estado.
Em Minas Gerais, o tempo ainda permanece predominantemente seco. Há apenas previsão de alguns focos de chuva fraca e chuvisco que ocorrem entre a terça-feira (30) e a quinta-feira (01) e podem atingir o Sul de Minas, Campo das Vertentes, Zona da Mata, região metropolitana de Belo Horizonte, Vale do Rio Doce, Vale do Mucuri e Jequitinhonha. Os acumulados, no entanto, não serão superiores a 5 mm.
Temperaturas caem em parte da região Sudeste
Além das chuvas, a frente fria ocasionará também um aumento na umidade relativa do ar e da nebulosidade geral na região, quebrando o padrão de céu aberto e sol que estava sendo registrado ao longo das últimas semanas.
Além disso, uma massa de ar frio avança pelo Sudeste na sequência, e fará as temperaturas caírem. No entanto, novamente, o efeito será sentido somente nas regiões que também estão sendo afetadas pela chuva, que se restringem ao leste e às regiões mais próximas do litoral.
O aumento na cobertura de nuvens, junto à entrada de uma massa de ar frio, serão responsáveis por uma queda intensa nas temperaturas máximas (registradas durante a tarde) durante a segunda e a terça-feira, e um leve aumento nas temperaturas mínimas (registradas durante a madrugada).
Esse leve aumento das temperaturas mínimas ocorre porque, com o aumento da nebulosidade, há menor perda radiativa durante a noite, o que faz com que as noites sejam um pouco menos frias. Essa situação pode ser vista refletida na previsão detalhada para São Paulo capital, por exemplo.
No entanto, conforme mencionado, não devem haver mudanças expressivas do clima no interior. Isso inclui regiões como São José do Rio Preto, Araçatuba e Ribeirão Preto, no norte de São Paulo, e Alto Paranaíba em Minas Gerais, que continuarão registrando tempo aberto, sol intenso e temperaturas máximas que podem chegar a 35°C ao longo da semana.
Para não ser pego de surpresa durante a semana que vem, não deixe ainda de conferir a previsão completa e detalhada de chuva e temperaturas para o seu município aqui no site da Meteored | Tempo.com.