Alerta: chuvas volumosas no leste da Região Sul e em parte de São Paulo

A formação de um Vórtice Ciclônico em Altos Níveis juntamente com a atuação dos ventos de quadrante leste traz condições favoráveis para chuva persistente pode vários dias no leste da Região Sul e de parte do leste de São Paulo. Para o início da semana, os acumulados podem chegar aos 300 mm.

chuvas volumosas, alagamentos, inundações e deslizamentos
A probabilidade de chuva dada pelo modelo ECMWF é de de 80 a 100% para toda a faixa leste desde o nordeste do Rio Grande do Sul até o sul de São Paulo.

Chuvas voltaram a ocorrer no centro-sul do país na última semana, mas levando maior destaque nos últimos dias com a formação de um Vórtice Ciclônico em Altos Níveis entre as regiões Sul e Sudeste, que vem favorecendo a ocorrência de chuvas persistentes, além da circulação de leste proveniente do oceano, que contribui para o aporte de umidade para o leste de Santa Catarina, do Paraná e no sul de São Paulo.

Até meados da semana, esses fatores continuarão influenciando o tempo e, consequentemente, se espera a continuidade das chuvas que podem acumular mais 300 mm até a quarta-feira (30).

Alerta vermelho de chuvas volumosa e elevado potencial para alagamentos, inundações e deslizamentos

O fim de semana já foi chuvoso, com acumulados variando de 40 até 180 mm no leste de Santa Catarina e do Paraná, com predomínio de volumes entre 70 e 150 mm, com maiores valores registrados no território catarinense. No sul de São Paulo, os acumulados variaram de 10 a 32 mm. Houve registro de deslizamentos de pedras em estradas no sul catarinense e no nordeste gaúcho.

Na segunda-feira (28), as chuvas continuam no nordeste do Rio Grande do Sul, em todo o leste de Santa Catarina, do Paraná e no sul de São Paulo.

Na madrugada, a precipitação mais intensa acontece entre o leste do Paraná e o sul de São Paulo. Já no leste catarinense até o extremo nordeste gaúcho, chove com fraca intensidade.

Os acumulados até meados da semana podem superar os 300 mm desde no leste d Região Sul e no sul de São Paulo. Somadas as chuvas dos últimos dias, em apenas 5 dias pode chover próximo de 500 mm.

Tanto pela manhã quanto no período da tarde, as chuvas ganham intensidade, mas a precipitação mais intensa e volumosa ainda acontece no leste paranaense e no sul paulista, aumentando o risco para alagamentos, inundações e deslizamentos. Há a possibilidade de chuvas de moderada a forte intensidade atingirem o norte de Santa Catarina. No restante do estado centro-leste catarinense e no nordeste gaúcho, há o aumento da intensidade das chuvas que ocorrem com fraca a moderada intensidade, contribuindo para a ocorrência de deslizamentos.

A partir da noite, a precipitação de moderada a forte intensidade passa a se deslocar mais para o sul e a atingir com mais abrangência o norte catarinense.

Na terça-feira (29), mais um dia com previsão de chuva em todos os períodos na faixa leste da Região Sul, desde o nordeste do Rio Grande do Sul, e no sul do estado de São Paulo, que também recebe chuvas a partir da tarde em todas as regiões.

Para o nordeste do Rio Grande do Sul, leste dos estado de Santa Catarina e do Paraná, e sul de São Paulo, há alerta de chuva continua ao longo de todo o dia de intensidade variável, podendo ocorrer de forma intensa, o que traz potencial para alagamentos, inundações e deslizamentos.

Alerta vermelho de chuvas volumosas e persistentes nos próximos dias que trazem elevado potencial para alagamentos, inundações e, principalmente , deslizamentos.

Já no norte e áreas do interior do nordeste do Rio Grande do Sul, demais regiões de Santa Catarina, do Paraná e do estado de São Paulo, há alerta de chuvas intensas e de temporais, que podem ocorrer com granizo, a partir do período da tarde.

Na quarta-feira (30), o mesmo padrão se mantém, com chuva ao longo de todo o dia na porção leste da Região Sul e do sul de São Paulo. Há alerta de precipitação contínua e de intensidade variável no nordeste do Rio Grande do Sul, no leste de Santa Catarina, do Paraná e no Sul de São Paulo. As chuvas mais intensas ocorrem no período da tarde. O elevado potencial para alagamentos, inundações e deslizamentos se mantém para essas áreas.

No interior do Rio Grande do Sul e no restante dos estados de Santa Catarina, Paraná e São Paulo, a partir da tarde, há alerta de pancadas de chuva de até forte intensidade, de temporais e de chuvas intensas. No território gaúcho, as chuvas ocorrem de forma mais isolada e, nas demais localidades, de forma mais abrangente e com maior potencial para transtornos.