Chuva volumosa e temporais serão destaque no Brasil nos próximos dias
Além da intensa massa de ar polar que provocará geadas no Sul do Brasil, chuvas volumosas e temporais também serão destaque nas Regiões Sul, Sudeste e também no Nordeste, com potencial para transtornos. Confira mais detalhes.
Semana agitada meteorologicamente falando, com chuvas já ocorrendo em parte do Brasil Central e com previsão de mais precipitação sobre o Sudeste e Centro-Oeste em pleno período seco!
Além disso, uma intensa massa de ar polar irá afetar todas as regiões do país, com formação de geada e temperaturas negativas na Região Sul somado aos alertas de ventos de até 100 km/h no leste do Rio Grande do Sul devido à atuação de um ciclone extratropical.
Tantos sistemas pelo país e ainda tem mais o que falar nos próximos dias! Há o retorno dos temporais para a Região Sul e o aumento das chuvas nos estados do Mato Grosso do Sul e de São Paulo. No leste do Nordeste, também volta a chover com maior intensidade, o que mantém o potencial para novos deslizamentos e alagamentos.
Alerta de chuvas intensas e temporais na Região Sul
Uma região de cavado que já vem atuando sobre o estado do Mato Grosso do Sul, se intensifica ao longo da madrugada e se desloca em direção a Região Sul.
Na manhã da quinta-feira (09), alerta de chuvas intensas e temporais no norte, noroeste e oeste do Paraná, se estendendo para o sudoeste no fim do período. No período da tarde as chuvas de até forte intensidade passam a ocorrer também na porção central e sul do Paraná e no norte do oeste de Santa Catarina. No leste paranaense, passa a chover de forma mais isolada e fraca.
Mais para o fim do dia e noite, as pancadas e os temporais ainda ocorrem no norte, centro e sul do Paraná e passam a ocorrer também em todo o leste do estado, se espalhando para o norte de Santa Catarina.
Na sexta-feira (10), a intensa massa de ar polar já começa a atuar, mas há previsão de chuva de fraca intensidade pela manhã no sul e leste do Paraná, no norte de Santa Catarina e também, de forma mais isolada, entre a serra e região metropolitana de Porto Alegre do Rio Grande do Sul.
Chuvas aumentam no Centro-Oeste e no Sudeste
Na quinta-feira (09), o tempo instável se mantém e há alerta de chuvas de moderada a forte intensidade, com potencial para temporais ao longo do dia no Mato Grosso do Sul, no sul e metade oeste do Mato Grosso. Previsão de redução da precipitação a partir do fim da tarde.
Destaque para o aumento do potencial das chuvas no Sudeste. No período da manhã há previsão de chuva mais isolada, mas que podem ocorrer com moderada a forte intensidade no oeste e noroeste do estado de São Paulo e no extremo oeste do Triângulo Mineiro.
No período da tarde, as instabilidades avançam pelo Sudeste contribuindo para pancadas isoladas, que podem ocorrer na forma de temporais no centro-norte paulista, no sul de Minas Gerais e na porção leste do estado de São Paulo, que inclui o Vale do Paraíba, o litoral norte e regiões próximas a Campinas. Há a possibilidade de pancadas no sul do Rio de Janeiro.
A partir do fim do dia e durante a noite, as pancadas se espalham por todo o leste de São Paulo e sul de Minas Gerais, com chuvas de moderada a forte intensidade ainda ocorrendo no oeste e região da divisa com o Paraná.
Sexta-feira (10), com atuação de uma frente fria intensa e que proporciona mais um dia de chuvas sobre parte das regiões Centro-Oeste e Sudeste.
Pela manhã, há alerta de chuvas intensas e temporais no centro, oeste e sul do Mato Grosso e no norte do Mato Grosso do Sul. Em São Paulo, há previsão de chuva em praticamente todo o estado, com exceção para o oeste. No sul e leste paulista, as chuvas ocorrem com fraca a moderada intensidade, com potencial para pancadas mais intensas no sul. No restante do estado, chove com fraca intensidade. Previsão de chuva fraca também para o oeste do Triângulo Mineiro, o sul de Minas Gerais e do Rio de Janeiro.
No período da tarde, as chuvas mais intensas continuam no estado do Mato Grosso, mas reduzem de intensidade nas horas seguintes até o período da noite, quando não há mais precipitação e o ar frio e seco passa a predominar.
No Sudeste, as pancadas ocorrem no norte e leste de São Paulo, no extremo sul de Minas Gerais e no sul do Rio de Janeiro. Há potencial para temporais em meados do período na região metropolitana da capital, na região de Campinas e no Vale do Paraíba.
No fim da tarde e no período da noite, a frente fria atua de forma mais costeira e avança sobre o Rio de Janeiro, deixando alertas de temporais.
Alerta de aumento das chuvas no leste do Nordeste
Nos próximos dias a circulação de leste ganha intensidade e volta a chover com maior intensidade e persistência no leste do Nordeste.
Na quinta-feira (09), o tempo fica chuvoso entre Pernambuco e o Rio Grande do Norte, com chuvas de moderada intensidade ocorrendo entre o meio da manhã e o meio da tarde, e com fraca intensidade no restante do dia.
Na sexta-feira (10), chove desde o norte da Bahia até o Rio Grande do Norte, mas com fraca intensidade e alternando com período de melhoria durante boa parte dessa faixa do Nordeste. No entanto, há alerta de chuva forte na primeira parte da manhã entre Maceió e o litoral sul de Pernambuco.
No sábado (10), a precipitação ocorre com maior intensidade. Nas primeiras horas da manhã, alerta de chuvas de moderada a forte intensidade desde Sergipe até o Rio Grande do Norte.
No restante do dia, as chuvas diminuem em boa parte, mas se mantêm intensas entre Sergipe e o Alagoas, com possibilidade de atingirem também o leste pernambucano no período da tarde.