Chuvas aumentam de forma gradativa em na Região Sul nas próximas semanas
Chuvas de até forte intensidade continuam a atingir as regiões Sudeste e Centro-Oeste neste início de semana. Já no Sul, volta a chover de forma mais pontual mas atingindo os três estados da Região.
O início de 2023 começou com a atuação de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) da sua posição climatológica sobre os estados de São Paulo, do Rio de Janeiro, de Minas Gerais, de Goiás, do Mato Grosso até o sul e oeste da Região Norte.
Esse sistema já contribuiu para a precipitação próxima da média em boa parte do Brasil e a previsão dos próximos dias irá contribuir para uma Janeiro, com boa distribuição das chuvas e de volumes atingindo o esperado para o mês.
A boa notícia é de que, com o enfraquecimento da ZCAS, a Região Sul volta a receber chuvas no seu interior, mas ainda não devem ser suficientes para reverter a situação de escassez do Rio Grande do Sul.
Previsão do tempo para a Região Sul
A segunda-feira (09) ainda será de predomínio de tempo firme em praticamente toda a Região, com céu mais fechado no leste de Santa Catarina, norte e leste do Paraná. Previsão de chuva somente a partir do meio da tarde no leste e norte paranaenses e no norte catarinense. As chuvas ocorrem de forma isolada e sem potencial para transtornos.
Na terça-feira (10), o tempo começa a mudar e a nebulosidade aumenta já pela manhã em todas as regiões de Santa Catarina e do Paraná e no norte do Rio Grande do Sul. Há possibilidade de chuva fraca na região paranaense do Norte Pioneiro.
A partir da tarde, instabilidades começam a se desenvolver e espalhar por boa parte da Região provocando pancadas isoladas de até forte intensidade na metade norte do Rio Grande do Sul e em todas as regiões de Santa Catarina e do Paraná. No leste paranaense e no norte catarinense, as chuvas continuam ao longo da noite com fraca intensidade.
Na quarta-feira (11), as condições do tempo são bastante semelhantes às do dia anterior, com possibilidade de chuvas mais abrangentes. Pela manhã muita nebulosidade sobre o Paraná, Santa Catarina e o nordeste do Rio Grande do Sul. No fim do período, chuvas de fraca a moderada intensidade ocorrem no oeste do Paraná e com fraca intensidade e mais isoladas no leste e oeste de Santa Catarina.
A partir da tarde, instabilidades se espalham e provocam chuvas de até forte intensidade em todas as regiões catarinense e paranaense, com maiores volumes ocorrendo no norte e noroeste do Paraná e no leste de Santa Catarina. No Rio Grande do Sul, o tempo firme predomina.
Tendência para o restante da semana
A partir de quinta-feira (12), uma frente fria volta a avançar pela Região Sul, contribuindo para organizar melhor as chuvas sobre os três estados. Há possibilidade de chuvas intensas e temporais somente até a sexta-feira (13) em toda a Região, no entanto, com maiores acumulados e mais intensas na metade norte do Rio Grande do Sul, no meio-oeste de Santa Catarina, no norte e noroeste do Paraná.
Quando volta a chover de forma mais expressiva em toda a Região Sul?
No mês de janeiro, os sistemas de chuva ainda passam pela Região Sul, mas ainda provocam precipitação mais abrangente nos estados de Santa Catarina e no Paraná. Já no Rio Grande do Sul, chove mais na metade norte e leste do estado, com muita irregularidade no restante do estado.
Por volta do fim de janeiro e no mês de fevereiro, as chuvas passam a ficar mais concentradas no centro-sul do Brasil, contribuindo para um aumento das chuvas em toda a Região Sul e, principalmente podendo trazer um alívio para todo o território gaúcho. Mas atenção! A tendência aponta para um mês de março com chuvas voltando para o centro-norte do país.