Chuvas aumentam na Região Sul a partir desta terça-feira; confira as regiões com maior risco de tempestades
As instabilidades ganham força no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina a partir da terça-feira devido ao avanço de uma frente fria pelo Sul, e na quarta-feira, já atingem o Paraná. Alertas para chuvas intensas e tempestades.
Uma nova frente fria em atuação sobre a Região Sul do Brasil vai trazer chuvas intensas e riscos de tempestades para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina a partir desta terça-feira (19). Na quarta-feira (20), o sistema frontal avança e provoca instabilidades também no estado do Paraná. Acompanhe os detalhes da previsão abaixo.
Rio Grande do Sul
Na terça-feira (19), uma área de baixa pressão reforça a frente fria, trazendo instabilidades para o território gaúcho. No período da manhã, a previsão é de chuvas fracas a moderadas no oeste da região da Campanha, sul das Missões, na região Central e no leste, incluindo a Região Metropolitana de Porto Alegre.
À tarde, essas chuvas se intensificam e há riscos de tempestades que podem ocorrer de forma severa no norte e no oeste. À noite, chuvas de até forte intensidade podem ocorrer no oeste, na área Central e na região de Porto Alegre.
Na quarta-feira (20), o risco de tempo severo aumenta no estado. Durante a manhã, chuvas fortes que podem vir acompanhadas por tempestades atingem áreas do noroeste, norte e Região Central. Na Região Metropolitana de Porto Alegre e litoral norte devem ocorrer chuvas intensas e volumosas. No período da tarde, as chuvas intensas e ainda com riscos de tempestades ficam localizadas no norte e nordeste gaúchos; nas demais áreas, não deve chover e o tempo fica nublado.
Ao longo da quinta-feira (21) e da sexta-feira (22), há previsão de chuvas fracas no litoral norte devido à circulação marítima. O tempo deve ficar bastante nublado, mas com algumas aberturas de Sol no período da tarde na sexta-feira (22).
Santa Catarina
A manhã da terça-feira (19) no território catarinense começa com tempo encoberto e chuvas fracas no litoral. Chuvas moderadas são previstas apenas para localidades da região Serrana e do meio-oeste do estado. A partir da tarde, as instabilidades se espalham e há riscos de chuvas de até forte intensidade e tempestades em áreas centrais, na Região Serrana, no norte e no Vale do Itajaí. À noite, as chuvas dão uma enfraquecida e ficam mais restritas na parte leste do estado.
Durante a manhã de quarta-feira (20), são esperadas chuvas intensas e volumosas no sul da Região Serrana, no oeste catarinense e em áreas do centro do estado, com possibilidade de tempestades especialmente no fim da manhã no oeste e na região Central. À tarde, chove forte em praticamente todo o território, e os riscos de tempo severo aumentam, inclusive na região da Grande Florianópolis. Há chances de tempestades na maior parte das regiões catarinenses ao longo da tarde. À noite, as chuvas reduzem, mas ainda devem ocorrer chuvas de até forte intensidade no leste e na Grande Florianópolis.
Na quinta-feira (21), devem ocorrer chuvas fracas na faixa leste ao longo do dia, e chuvas intensas na parte oeste do estado no período da manhã e da tarde, com chances para tempestades especialmente à tarde.
Na sexta-feira (22), ao longo do dia o tempo será marcado por céu com muitas nuvens e ocorrência de chuvas fracas no leste do estado e chuvas mais pontuais nas demais regiões catarinenses.
Paraná
Na terça-feira (19), as condições no Paraná serão de céu com muita nebulosidade principalmente na metade sul do estado, e com chuvas de até moderada intensidade em áreas do sul do estado a partir da tarde.
A quarta-feira (20) começa com chuvas de até forte intensidade e riscos de tempestades no oeste, que se deslocam para as demais regiões do estado a partir da tarde. No período da noite, as chuvas diminuem bastante e há riscos de chuva forte e tempestade apenas em localidades no nordeste do estado.
Na quinta-feira (21), volta a chover de forma intensa e com riscos de tempestades entre o final da manhã e final da tarde na parte oeste do estado. Além disso, são esperadas chuvas fracas na faixa leste e em áreas centrais ao longo do dia.
Na sexta-feira (22), não há riscos de tempestades e a projeção é de chuvas fracas em toda a faixa litorânea e chuvas bem pontuais nas demais áreas do estado ao longo do dia.
Os maiores acumulados de precipitação até a noite da sexta-feira (22) devem ser registrados no litoral norte do Rio Grande do Sul, onde podem chegar a até 190 mm. Contudo, acumulados elevados também devem ser registrados em localidades no oeste, centro e leste gaúchos, onde podem variar entre 100 e 140 mm. Nas capitais, os totais serão de 120,4 mm em Porto Alegre, 33,2 mm em Florianópolis e 22,3 mm em Curitiba.