Chuvas aumentam no Sul e frente fria finalmente consegue mudar o tempo em parte de São Paulo e no Rio de Janeiro
Nos próximos dias uma frente fria finalmente consegue avançar mais pelo Sudeste e mudar o tempo em parte do estado de São Paulo e no Rio de Janeiro. Há previsão de chuvas e de queda das temperaturas.
Após o processo de formação de um ciclone extratropical que provocou chuvas intensas no estado do Rio Grande do Sul, uma frente fria associada ao sistema passou a influenciar o tempo entre o norte do território gaúcho, o estado de Santa Catarina e o sul e leste do Paraná.
A frente fria, mesmo com fraca intensidade, recebeu um reforço na última quinta-feira (28) através de uma região de cavado, o que aumentou a intensidade das chuvas sobre o estado do Paraná e centro-norte de Santa Catarina. Essa condição se mantém para esta sexta-feira (28), com a região de cavado evoluindo para uma baixa pressão e provocando chuvas no norte e nordeste do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina, no Paraná e no sul de São Paulo. Há potencial de chuvas intensas no oeste do Paraná e no nordeste gaúcho no período da manhã.
No período da tarde, as chuvas diminuem de intensidade em boa parte, mas há potencial de chuva de moderada a forte intensidade entre o norte de Santa Catarina e o leste do Paraná por volta do fim da tarde e do início da noite, em virtude da atuação costeira da frente fria, que avança no período da noite para o leste de São Paulo, levando potencial de pancadas de até forte intensidade no sul do estado, na região metropolitana da capital e na região litorânea da Baixada Santista.
A frente fria continua no fim de semana
No sábado (29), a frente fria continua avançando de forma costeira e chega ao Rio de Janeiro entre o fim da madrugada e o início da manhã, provocando chuvas de fraca a moderada intensidade. Nesse meio tempo, uma massa de ar polar atua na Região Sul, mas também favorece os ventos de sul e de sudeste no oceano, que acabam transportando umidade para o leste de São Paulo, além do frio. Assim, há previsão de chuva fraca para todo o leste paulista.
No decorrer do dia, o sistema frontal continua avançando e, a partir do meio da tarde, chega ao Espírito Santo. A massa de ar polar continua contribuindo para o transporte de umidade, que deixa o tempo nublado ao longo de todo o dia com chuvisco e chuva fraca no leste de São Paulo, no Rio de Janeiro até a região da Zona da Mata de Minas Gerais. No território capixaba, há previsão de chuvas de fraca a moderada intensidade.
Na Região Sul, o tempo firme predomina, com tempo nublado no centro-leste do Paraná e no norte de Santa Catarina, com possibilidade de chuvisco na região da Serra do Mar no leste paranaense. A partir da tarde, a nebulosidade começa a diminuir.
No domingo (30), a frente fria já se encontra no sul da Bahia e quem influencia o tempo no Sudeste e no Sul é a massa de ar polar, que atua mais no oceano e mantém o transporte de umidade para a porção leste de parte da Região Sul e do Sudeste.
Assim, o tempo fica nublado pela manhã no leste do Paraná e no norte de Santa Catarina, com predomínio de sol a partir do início da tarde. No leste de São Paulo, no Rio de Janeiro, sul e leste de Minas Gerais e no Espírito Santo, boa parte do dia fica nublado, com redução da nebulosidade a partir do fim da tarde.