Risco de temporais aumenta no Sul, Sudeste e Centro-Oeste até a sexta-feira
Chuvas aumentam até o fim desta semana nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Há potencial para eventos de chuva forte e tempestivos nas três regiões. Confira os detalhes e alertas da previsão do tempo para os próximos dias.
Mesmo com o fim da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), o tempo instável se manteve em boa parte do Brasil, com chuvas ocorrendo de forma mais pontual, mas não deixando de acontecer com forte intensidade e na forma de temporais. Destaque também para o retorno das chuvas para a Região Sul, na qual a tendência é de receber cada vez mais chuva nas próximas semanas. Felizmente não foram registrados graves transtornos.
Nos próximos dias, o tempo instável continua em praticamente todo o Brasil e aumento da intensidade e abrangência da precipitação nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Confira os destaques e alertas da previsão do tempo para as três regiões a seguir.
Região Sul
Na manhã desta quinta-feira (12), o tempo fica firme e ensolarado em boa parte da Região Sul, com céu fechado no norte e leste do Paraná e no norte de Santa Catarina, onde, neste último, o sol consegue aparecer. No norte paranaense, há possibilidade de chuvas de moderada intensidade. Por volta do fim do período, pancadas de chuva de até forte intensidade podem ocorrer no noroeste, oeste e sul do Paraná.
A partir da tarde, as instabilidades se espalham pela Região e provocam pancadas isoladas, que podem ocorrer na forma de temporais em todo o Paraná, no meio-oeste, norte e leste de Santa Catarina, no oeste, centro, sul e leste do Rio Grande do Sul.
Na sexta-feira (13), uma baixa pressão se forma sobre a Região Sul e contribui para o aumento da intensidade e abrangência das chuvas.
Pela manhã, há alerta de chuvas intensas e de temporais no oeste e centro-sul do Rio Grande do Sul e de pancadas de até forte intensidade no oeste e norte do Paraná. No fim do período, as instabilidades se espalham por todo o território gaúcho, o meio-oeste de Santa Catarina, pelo norte e metade oeste do Paraná, provocando chuvas de até forte intensidade e temporais. Nas áreas mais ao leste, a nebulosidade aumenta e nuvens carregadas podem provocar pancadas muito pontuais.
No decorrer da tarde, há alerta de temporais e chuvas intensas para toda da Região Sul. Não se descarta o potencial para queda de granizo. As chuvas continuam no decorrer da noite, diminuindo gradativamente de intensidade e se tornando cada vez mais pontuais.
Região Sudeste
A quinta-feira (12) será mais um dia de pancadas e com risco de temporais na Região Sudeste.
Pela manhã, chuvas atingem o centro-norte e oeste de São Paulo e podem ocorrer com até forte intensidade, diminuindo no decorrer do período. Na região do Triângulo Mineiro, há potencial de chuvas isoladas. No restante da Região, muita nebulosidade, com sol aparecendo entre muitas nuvens. Tempo mais aberto somente no norte e oeste de Minas Gerais.
A partir do fim da manhã e início da tarde, as instabilidades se desenvolvem e se espalham por todo o Sudeste provocando pancadas de até forte intensidade e temporais. As regiões com maior potencial de chuvas intensas são: o norte e leste de São Paulo, a região do Triângulo Mineiro e o Rio de Janeiro.
Na sexta-feira (13), devido à atuação de uma região de baixa pressão sobre a Região Sul, o potencial de formação de instabilidades fica mais concentrado na metade sul do Sudeste.
Pela manhã, chuvas isoladas de até moderada intensidade atingem a porção central, leste e nordeste de São Paulo. Nas demais áreas, muita nebulosidade, com menor concentração no norte de Minas Gerais, no Rio de Janeiro e no Espírito Santo.
A partir da tarde, alerta de pancadas de até forte intensidade e de temporais em todo o Sudeste, com chuvas mais abrangentes ocorrendo no estado de São Paulo, no Triângulo Mineiro, no centro-sul de Minas Gerais e no Rio de Janeiro.
Região Centro-Oeste
Na quinta-feira (12), o tempo firme predomina pela manhã, com chuvas isoladas podendo ocorrer no sul de Goiás e no nordeste do Mato Grosso do Sul.
Já a partir da tarde, instabilidades se formam e se espalham por toda a Região, levando potencial para pancadas intensas e temporais nos três estados. A precipitação mais abrangente acontece no Mato Grosso do Sul, no sul de Goiás e no oeste do Mato Grosso.
Na sexta-feira (13), o tempo fica mais instável pela manhã, com chuvas de até forte intensidade podendo atingir o nordeste do Mato Grosso e o norte de Goiás. No centro-oeste do Mato Grosso do Sul, há alerta de intensos temporais que podem provocar transtornos através das rajadas de vento.
No decorrer da manhã, instabilidades já podem provocar chuvas de moderada a forte intensidade em todo o Mato Grosso do Sul e pancadas no sul do Mato Grosso e na porção central de Goiás.
A partir da tarde, como nos dias anteriores, as instabilidades se espalham e levam potencial de chuvas intensas e temporais, deixando em alerta os três estados do Centro-Oeste. No Mato Grosso do Sul, há alerta de tempo severo no período da noite.