Chuvas começam a se espalhar pelo Brasil: INMET emite alertas de chuvas intensas para 19 estados, incluindo a Região Sul
As chuvas estão se intensificando sobre regiões do sul do Brasil. O canal de umidade, que anteriormente atuava sobre o Sudeste, já migrou para o Sul, trazendo elevados volumes de precipitação e elevando os riscos de tempestades.
A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) volta a se deslocar para o norte do Brasil. O sistema que há poucos dias se encontrava sobre o litoral nordestino, na altura do Maranhão e Piauí, hoje já está atuante sobre o estado do Pará e segue provocando chuvas intensas na região.
Com a ZCIT injetando umidade do Oceano Atlântico sobre o norte do país e o fim da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), o canal de umidade segue ativo sobre o centro-norte do Brasil, mas afetando também a Região Sul. Contudo, isso não significa que as chuvas no Nordeste vão acabar, ainda há presença de umidade na região o que provocam as chuvas, porém com volumes mais baixos.
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu alerta amarelo e laranja para 19 estados incluindo o Distrito Federal para possibilidades de chuvas intensas com fortes rajadas de vento ao longo da sexta-feira (17), o litoral de Santa Catarina e Paraná estão sob alerta de acumulados de chuva que podem chegar a 50 mm/dia.
Os estados que se encontram sob os alertas e devem ficar em atenção: São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Bahia, Pernambuco, Ceará, Piauí, Maranhão, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraná, Santa Catarina, Rondônia, Acre, Amazonas, Pará, Amapá e Tocantins poderão registrar transtornos devido ao excesso de chuva.
A seguir trazemos a previsão do tempo com mais detalhes para esta sexta-feira (17).
Sexta-feira
A madrugada de sexta-feira (17) terá chuvas focadas na faixa desde a Região Norte do Brasil até o litoral de Santa Catarina. Áreas do centro-sul do Amazonas, oeste do Mato Grosso, leste de Goiás e norte do Paraná têm potencial para chuvas intensas e tempestades, as capitais Curitiba e Manaus poderão ser afetadas.
Ainda durante a madrugada, o tempo fica estável sobre grande parte do Nordeste, mas ainda há previsão de chuvas isoladas sobre o Maranhão, Piauí e Noroeste da Bahia. Previsão semelhante com o que é esperado para Minas Gerais e Espírito Santo, estados que foram muito castigados pelas chuvas das últimas semanas. Ao longo da madrugada, as chuvas devem ficar concentradas no Triângulo Mineiro.
No período da manhã, as chuvas continuam concentradas desde o sul do Amazonas ao leste de Santa Catarina, elevando o acumulado de precipitação logo no início da manhã. Nas outras regiões, chuvas pontuais podem ocorrer mas que não causarão transtornos.
Ao longo da tarde de sexta-feira (17) as chuvas se espalham pelo Norte, Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil aumentando os riscos de chuvas intensas e de temporais.
O aumento da instabilidade durante a tarde já é esperado em boa parte do Brasil. Porém, é preciso ficar atento a previsão do tempo para possíveis temporais que poderão ocorrer nesta sexta-feira (17). As chances são grandes no oeste do Amazonas, Rondônia, sul do Mato Grosso e norte do Mato Grosso do Sul. A capital São Paulo e Porto Alegre têm riscos de tempestades nesta tarde.
O litoral catarinense e paranaense tem previsão de chuvas um pouco mais volumosas para a tarde de amanhã (17). De acordo com o INMET, os riscos de alagamentos, queda de energia e de árvores são baixos.