Chuvas diminuem em todo o Brasil
Até o meio da semana as chuvas diminuem de intensidade em todo o país, com maior concentração do leste da Região Sudeste. No Sul, as temperaturas diminuem até o meio da semana.
Nesta segunda-feira (05), um sistema de baixa pressão mais afastado no oceano vem contribuindo para a formação de instabilidades já pela manhã sobre os estado de Goiás, Minas Gerais e o Espírito Santo. Na Região Norte as chuvas vem ocorrendo desde a madrugada e no restante do país, o dia começa firme com pouca nebulosidade.
No decorrer do dia o sistema se desloca muito lentamente para sudoeste, contribuindo para a manutenção da umidade sobre as regiões Centro-Oeste e Sudeste. A chuva mais abrangente continua sobre Goiás, o Espírito Santo e a metade norte de Minas Gerais. No entanto nas demais áreas dessas regiões a previsão é de pancadas rápidas e isoladas na parte da tarde.
Nos estados do Sul o predomínio é de tempo firme, porém a massa de ar que atua sobre a Região continua com elevados índices de umidade e, combinado com a elevação das temperaturas, há previsão de chuva a partir da tarde em todo o estado do Paraná, Santa Catarina e norte do Rio Grande do Sul. No território paranaense a chuva ocorre de forma mais intensa.
Na terça-feira (06) o sistema de baixa pressão se afasta um pouco e as chuvas passam a ocorrer de forma mais isolada no Centro-Oeste e Sudeste. O dia fica com bastante nebulosidade sobre o estado de Goiás, norte de Minas Gerais e o Espírito Santo, com previsão de chuva a qualquer hora do dia alternando com períodos de melhoria. Na parte da tarde são esperadas pancadas de moderada a forte intensidade.
Na faixa que vai do leste do Paraná até o Rio de Janeiro, ventos que sopram do oceano contribuem para a formação a formação de nebulosidade e o sol aparece entre nuvens ao longo do dia. A partir da tarde com o aumento da temperatura, há previsão de pancadas de chuva. Nas demais regiões do Sul o tempo fica firme com aumento de nebulosidade, mas sem previsão de chuva.
Na quarta-feira (07), uma frente fria associada a um ciclone na altura do Uruguai, contribui para o aumento da nebulosidade na faixa leste que vai do sul do Rio Grande do Sul até o sul do estado de São Paulo, trazendo potencial para ocorrência de chuva fraca já pela manhã.
No decorrer do dia o sol aparece e há previsão de chuva somente para o leste do Paraná e de São Paulo. Em toda a Região Sul, principalmente na metade sul do estado gaúcho, haverá diminuição das temperaturas devido aos ventos que passam a soprar de sul.
No restante do país, a umidade se mantém elevada e com o aumento da temperatura ao longo do dia a previsão é de pancadas de chuva isoladas a partir da tarde, ocorrendo com maior intensidade nas áreas mais ao leste.