Chuvas intensas continuam sobre boa parte do Brasil e o risco de tempestades aumenta no Sudeste nesta quinta-feira
Aos poucos a ZCAS vai perdendo força e assim, as chuvas intensas voltam a ser mais frequentes no centro-sul do país. Risco de tempestades aumentam no Sudeste ao longo desta quinta-feira.
A previsão indica que a atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) está chegando ao fim. O sistema deve se perder sua organização ao longo das próximas horas, mas isso não indica o fim das chuvas intensas sobre o Brasil, uma vez que há muita umidade disponível nas camadas superiores da atmosfera.
A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) está atuante sobre o litoral norte do país, e como previsto em dias anteriores, o sistema deve causar chuvas volumosas afetando estados como Pará, Piauí e Maranhão. A ZCIT também auxilia na manutenção das chuvas em outras áreas do interior do Nordeste, a exemplo do norte da Bahia.
Com o fim da ZCAS, o canal de umidade que antes era persistente sobre o Sul da Bahia, norte de Minas Gerais e Espírito Santo vai se deslocar para áreas do centro-sul do Brasil, aumentando as chuvas nos próximos dias. A presença de umidade vinda da Amazônia sobre o Brasil Central provoca chuvas intensas na região, os volumes podem chegar aos 100 mm nesta quinta-feira (16).
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu alerta amarelo e laranja para 20 estados incluindo o Distrito Federal para possibilidades de chuvas intensas com fortes rajadas de vento ao longo da quinta-feira (16).
Cidades dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Alagoas, Sergipe, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Maranhão, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia, Acre, Amazonas, Pará e Tocantins poderão ter problemas com as chuvas.
A seguir trazemos a previsão do tempo com mais detalhes para esta quinta-feira (16).
Quinta-feira: chuvas intensas sobre o Brasil e risco de tempestades aumenta no Sudeste
A madrugada de quinta-feira (16) terá chuvas espalhadas pelo centro-norte do Brasil. Áreas isoladas do Mato Grosso, Goiás e Amazonas estão com potencial para chuvas intensas e tempestades, Manaus poderá ser afetada.
Sobre o Nordeste, as chuvas perdem intensidade, e assim, as chances de chuvas intensas e volumosas durante a madrugada diminuem. Chuvas leves vão ocorrer entre o Sul da Bahia, Piauí e Maranhão, outros estados também devem registrar precipitação nesta madrugada.
As chuvas começam a dar trégua sobre o Vale do Rio Doce em Minas Gerais e extremo norte do Espírito Santo. Porém, outras áreas dos dois Estados têm previsão de chuvas mais intensas, caso de Vila Velha, Vitória e Linhares (Espírito Santo), e do Alto Paranaíba e Noroeste de Minas Gerais. O que deixa essas regiões em atenção.
Durante o período da manhã, as chuvas se espalham pelo noroeste de Minas Gerais, leste da Bahia, interior do Pará, Goiás e Mato Grosso. A possibilidade de chuvas isoladas começam a surgir no Sul do país, sobre o oeste do Rio Grande do Sul e interior de Santa Catarina.
O potencial de chuvas intensas é alto no litoral entre a divisa do Rio de Janeiro e Espírito Santo, cidades como Campos dos Goytacazes/RJ e Presidente Kennedy/ES poderão ser afetadas.
O risco de tempestade aumenta ao longo da tarde desta quinta-feira (16), há alguns dias com tempo firme, o Estado de São Paulo tem previsão de chuvas intensas e tempestades, cidades como Bragança Paulista, Campinas e Botucatu podem registrar temporais.
Outras áreas do Sudeste também estão na lista: Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba e Noroeste de Minas Gerais. No restante da região, há previsão de chuva fraca sem transtornos.
Sobre a Região Sul, o Rio Grande do Sul tem potencial para tempestades na tarde de quinta-feira (16), áreas do sul, centro e norte do Estado ficam sob alerta. No Norte do país, o oeste do Amazonas e norte de Rondônia se encontra na faixa com possibilidades de temporais isolados.
O alerta laranja do INMET está em vigor para 11 estados brasileiros, entre eles Mato Grosso Ceará e Piauí, em que são previstos acumulados superiores a 100 mm entre quarta-feira (15) e quinta-feira (16) para cidades do litoral e interior mato-grossense.