Chuvas intensas entre RS e SC, calor e baixa umidade no Brasil Central
Nesta semana o tempo instável se mantém na Região Sul e as chuvas passam a ocorrer também em Santa Catarina, que levam potencial para transtornos. Por outro lado, o tempo seco agrava os índice de umidade no Brasil Central.
O início de Setembro está sendo bastante úmido para o Rio Grande do Sul, uma vez que a Oscilação Antártica vem oscilando em torno de índices negativos, que ainda devem exercer influência nesta semana.
Os sistemas, que levam chuva para o Sul, não conseguem avançar para as regiões Sudeste e Centro-Oeste, uma vez que há uma condição de bloqueio, não muito intensa, proporcionada por uma fase de supressão da Oscilação de Madden-Julian, mantendo a Alta Subtropical do Atlântico Sul (ASAS) próximo ao Brasil.
Destaque e alertas da previsão do tempo
Nesta segunda-feira (07), uma região de cavado contribui para a manutenção do tempo instável na Região Sul. Pelo fato de estar mais deslocado para norte, há previsão de chuvas moderadas pela manhã no norte do Rio Grande do Sul, sul e oeste de de Santa Catarina.
A partir da tarde, chove de forma intensas nessas mesma áreas, com potencial para transtornos, principalmente, no fim do dia e à noite no litoral norte, serra e norte gaúchos, centro-sul e toda a faixa leste catarinenses, que vai da altura de Florianópolis até o sul do estado.
Na terça-feira (08), as chuvas diminuem bastante, mas o tempo segue nublado em toda a Região Sul, com menor concentração de nuvens na áreas mais a oeste. Devido à circulação dos ventos e da presença do cavado mais enfraquecido, a previsão é de chuva fraca desde o litoral norte do Rio Grande do Sul até o leste do Paraná.
Na porção Central do país até o norte do Paraná, o tempo seco e quente predomina, com máximas que devem chegar próximo dos 38°C, o índice de umidade pode atingir valores em torno do 15%.
Na quarta-feira (09), novas instabilidade se formam entre o fim da madrugada e o início da manhã na região Central, leste e nordeste do Rio Grande do Sul, com potencial para chuvas intensas entre a região de Santa Maria e Rio Pardo. Chuvas ganham intensidade na primeira parte da manhã e deixam em alerta para temporais desde Santa Cruz do Sul até região de Caxias do Sul e metropolitana de Porto Alegre.
No decorrer do dia, as instabilidades perdem força, com ocorrência de chuva fraca e isolada. Tempo abafado em boa parte da Região Sul, com condição mais amena nas áreas mais ao leste. Na parte da noite, volta a chover com potencial para temporais isolados no norte e leste gaúchos. As chuvas continuam ao longo da madrugada e atingem o sul catarinense.
Em boa parte do Sudeste e no Brasil Central, mais um dia quente e com umidade relativa muito baixa. Exceção para a faixa leste de São Paulo, onde o tempo fica nublado e mais ameno.
Na quinta e sexta-feira, as chuvas diminuem bastante na Região Sul, se concentrando novamente somente no Rio Grande do Sul, porém ocorrendo isoladamente com fraca intensidade. O destaque fica para o calor, que se mantém em boa parte do país e volta a ser sentido em todo o território gaúcho.